Veja dicas domésticas para reaproveitar alimentos que iriam para o lixo

Autor:

Publicada em


Veja dicas domésticas para reaproveitar alimentos que iriam para o lixo
Veja dicas domésticas para reaproveitar alimentos que iriam para o lixo – Reprodução

Veja dicas domésticas para reaproveitar alimentos que iriam para o lixo. Comer é muito bom e necessário, mas custa caro.

Aliás, pensar em desperdício vai além de jogar o seu dinheiro fora. É também uma questão de consciência sobre suas reais necessidades de consumo.

Então, a dica é começar a fazer um bom reaproveitamento de alimentos que sobraram da refeição anterior ou partes que você costuma descartar, criando novas receitas cheias de sabor.

Veja também: Receita gostosa de shake de morango para emagrecer

Dicas de reaproveitamento de alimentos

Para muitas pessoas, pensar no reaproveitamento de alimentos é assimilar à comida velha, com gosto ruim. Mas esse pensamento está totalmente equivocado.

É perfeitamente possível criar pratos com sabor de frescos usando alimentos já preparados e as partes de vários vegetais que você costuma jogar no lixo achando que não servem para nada.

Além do mais, muitas partes de alimentos que são descartadas, mesmo as que não podem ser consumidas, podem ter outras utilidades na rotina doméstica. Veja essas dicas.

1. Faça caldo de legumes e de carne caseiro

Os caldos de carne e legumes do supermercado contêm excesso de sódio e outros químicos adicionados.

Se quiser reaproveitar alimentos e levar mais saúde à mesa, a dica é fazer um bom caldo com os talos, folhas e outras partes do vegetais que costuma descartar. O mesmo vale para as miudezas do frango, bem como patas e cabeça.

2. Casca e semente de abóbora

Muitas pessoas, quando vão preparar um prato com abóbora, dispensam as sementes e suas cascas. Mas na verdade essa parte do vegetal é uma das mais saudáveis, pois contém uma concentração de todos os nutrientes da planta.

Então, comece a fazer bom uso dessas partes colocando-as para assar no forno, deixando-as desidratadas. As sementes servem como petisco e para decorar pratos, enquanto a casca, depois de picada e seca, pode ser batida para virar farinha.

3. Casca de banana

Ninguém come casca de banana, mas todos poderiam comer, tranquilamente. Ela contém todos os benefícios da polpa, basta higienizá-la bem e usar em diferentes receitas, como bolos, vitaminas e brigadeiros saudáveis.

Além do mais, ela também pode ser batida para fazer máscaras hidratantes para o corpo e o cabelo.

4. Sobras de arroz e feijão

O feijão com arroz não pode faltar na mesa do brasileiro. Mas nem sempre o sabor fica tão bom para comer um ou dois dias depois.

Então, a dica é que faça bolinhos fritos com esses ingredientes separados e sirva como acompanhamento no almoço.

5. Casca de ovo

Se você gosta de cultivar plantas em casa, deve saber que a casca de ovo é um excelente alimento para elas. Então, nunca mais jogue-as no lixo.

O que deve fazer é juntar uma quantidade de cascas e bater no liquidificador para virar farinha. Então é só misturar no adubo das plantas para que elas absorvam uma boa quantidade de cálcio e cresçam mais sadias.

6. Borra de café

Depois de passar o café para as refeições da manhã ou da tarde, não desperdice a borra. Ela serve para várias funções, inclusive a mesma da casca de ovo, pois o café oferece uma boa dose de nutrientes para as plantas.

Além disso, você pode guardar a borra para fazer lindas peças de artesanato.

7. Pão amanhecido

São muitas as possibilidades de receitas para fazer com pão amanhecido, quando já está seco e duro e não serve mais para os sanduíches.

Dá para fazer rabanadas, pudim de pão, farinha de rosca, escondidinho de pão com frango (que também pode ser reaproveitado do dia anterior), pão de alho assado e até pizza com passa de pão.

8. Leite azedo

Quando um alimento parece estragado, a primeira coisa que se faz é descartar. Mas no caso do leite que azedou na geladeira, não precisa jogar fora, use-o para fazer ambrosia, um doce muito apreciado em várias partes do país, também conhecido como cachorrada.

Ele é feito com leite (azedo ou não), açúcar e ovos. Fica uma espécie de doce de leite e pode comer sem medo, as crianças vão adorar.

Veja também:Receitas de suco de jaca: conheça os benefícios e experimente fazer em casa

Fonte: Dicas Online