PolíticaÚltimas Notícias

Projeto de lei quer proibir cortes orçamentários em programas sociais

Projeto de lei quer proibir cortes orçamentários em programas sociais
Projeto de lei quer proibir cortes orçamentários em programas sociais – Reprodução

Projeto de lei quer proibir cortes orçamentários em programas sociais. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 251/19 altera a Lei de Responsabilidade Fiscal para impedir cortes orçamentários em obrigações constitucionais e legais

O que envolve programas sociais como o Bolsa Família, o Benefício da Prestação Continuada (BPC) – pago a idosos acima de 65 anos ou pessoas com deficiência de baixa renda – e outros programas de transferência de renda.

Então, na avaliação da autora, deputada Rejane Dias (PT-PI), as políticas públicas sociais protegem direitos fundamentais previstos na Constituição Federal e não podem sofrer limitações ou cortes.

“Programas com objetivos sociais de resolver injustiças sociais, principalmente os que visam promover direitos constitucionais, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada e a transferência de renda a pessoas de baixo poder aquisitivo, não podem ser afetados por contingenciamentos financeiros”, defende a deputada.

Tramitação

Por fim, texto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

Veja também: INSS libera novos pagamentos com valores reajustados; veja quem tem direito

Fonte: Agência Câmara

TAGS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar