O que é Cartão Cidadão? Como funciona? Quem tem direito? Como solicitar? Como desbloquear e cadastrar senha? Tire todas as suas dúvidas aqui, agora mesmo!
O que é Cartão Cidadão?
O Cartão do Cidadão facilita o seu acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas. Ele pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela CAIXA, presentes em todos os municípios brasileiros.
Trata-se de um cartão que o trabalhador pode pedir, gratuitamente, na Caixa Federal.
Como funciona o Cartão Cidadão?
Ele dá acesso ao saque de benefícios diversos como ao abono salarial do PIS; informações sobre saldo ou extrato de FGTS; recebimento de benefícios sociais; recebimento do seguro desemprego; verificação e saldo de cotas ou rendimentos do PIS; Seguro-Desemprego, entre outros.
Poderão solicitar o Cartão Cidadão pessoas que possuam benefício a receber que sejam pagos pela Caixa.
Isso vale, por exemplo, para quem está trabalhando e possui carteira assinada. O recebimento do FGTS será feito por lá. Assim, a pessoa tem direito a pedir o cartão.
Quem tem direito?
O Cartão do Cidadão é para você que possui FGTS provisionado; rendimentos do PIS; Abono Salarial ou que ainda esteja recebendo parcelas do Seguro-Desemprego. Com ele, você agiliza e garante mais segurança no processo de pagamento dos benefícios sociais.
Quem possuir conta individual na Caixa tem o benefício depositado diretamente na conta, não sendo necessária a emissão do Cartão do Cidadão.
Para consultar saldo ou extrato de FGTS; saldo de cotas ou rendimentos do PIS; quem tem direito ao Abono Salarial e ao Seguro-Desemprego, não é necessário o uso do Cartão do Cidadão. Esses serviços podem ser feitos diretamente no site da CAIXA .
Para os clientes que não possuam benefício a receber, pagos pela rede de atendimento da CAIXA, não será possível solicitar o Cartão do Cidadão.
Como emitir ou solicitar?
Se você deseja solicitar o seu Cartão do Cidadão é muito simples: basta ligar, gratuitamente, para o número 0800-726-0207 ou ir a uma agência da Caixa; em posse de um documento de identificação original com foto.
É importante ter em mãos o número do seu NIS, pois isso irá agilizar a solicitação.
Outro ponto importante é que, mesmo que você não tenha Abono Salarial (Pis/Pasep) para receber, se tiver carteira assinada, é interessante pedir o Cartão Cidadão e cadastrar uma senha. Com certeza ele irá facilitar muito a sua rotina, em caso de demissão ou de recebimento de Fundo de Garantia (FGTS).
É recomendável que o cidadão solicite seu cartão antecipadamente, pois ele demora alguns dias para ficar pronto.
Se você possui algum benefício social ou trabalhista para receber e ainda não tem o Cartão do Cidadão, solicite pelo telefone 0800-726-0207 ou em qualquer Agência da CAIXA.
Para que o atendimento seja mais rápido tenha em mãos o número do seu NIS.
Cadastrar senha do Cartão do Cidadão
Depois de receber o cartão no endereço informado no canal de comunicação, o próximo passo será cadastrar uma senha para utilizá-lo. Para isso, você tem algumas opções: ligando para o canal da Caixa: 0800-726-0207 ou pessoalmente, no caixa de alguma agência da Caixa ou em casa lotérica.
É importante lembrar que a senha deve ter 6 dígitos e é pessoal. Entretanto, não compartilhe a sua senha com outras pessoas.
Como desbloquear o Cartão do Cidadão?
Fique tranquilo, o desbloqueio é um procedimento bastante simples. Primeiramente, você deve ligar na central da Caixa, cujo atendimento inicial será eletrônico. Selecione a opção “desbloqueio do Cartão do Cidadão”.
Feito isso, sua ligação será transferida para uma atendente que, para a sua segurança, solicitará algumas informações pessoais; para confirmar que é você mesmo o titular do cartão. Com a confirmação dos dados, o cartão estará desbloqueado e poderá ser utilizado no dia seguinte.
Solicite o desbloqueio do cartão o quanto antes, após a sua chegada, já que alguns benefícios possuem prazos para serem sacados.
Após o processo de desbloqueio, dirija-se até uma agência da Caixa e utilize o cartão para consultar seus benefícios.
Essa é uma forma de testar se o cartão realmente está funcionando e evitar uma possível dor de cabeça quando você realmente precisar utilizá-lo.
Fique sabendo!
Por fim, vale lembrar que, em hipótese alguma, a Caixa Econômica Federal irá realizar algum tipo de ligação para o cidadão, solicitando dados, informações ou senhas.
Outro detalhe importante, é que o este cartão não serve como um cartão comum, portanto, não é possível fazer compras com ele, seja no débito ou no crédito.