Variedades

Melhores dietas para emagrecer rápido e de forma saudável

Melhores dietas para emagrecer rápido e de forma saudável
Melhores dietas para emagrecer rápido e de forma saudável – Reprodução

Melhores dietas para emagrecer rápido e de forma saudável. Se for começar a pesquisar, você vai perceber que existem diversas dietas para emagrecer rápido, mas nem sempre de forma saudável para o seu corpo e a sua mente.

Portanto, a primeira coisa que precisa compreender é que emagrecer em semanas ou meses é possível, mas só se você escolher dietas que satisfaçam todas as suas necessidades. Assim você evita o efeito sanfona e não prejudica sua saúde mental. Conheça quais são as melhores opções.

Melhores dietas para emagrecer rápido

Quando você se determina a emagrecer e a conquistar o peso ideal de acordo com as suas medidas, a recomendação é que faça uma reeducação alimentar. Ou seja, que não comece uma dieta radical de um dia para o outro e depois volte a comer os industrializados e excessos de antes.

Com base nessa premissa, você até pode iniciar dietas para emagrecer rápido, que durem por um período curto de tempo, desde que depois continue se alimentando com qualidade para manter a sua conquista. Veja quais dietas são excelentes para alcançar um resultado em pouco tempo.

1. Dieta cetogênica

Melhores dietas para emagrecer rápido e de forma saudável
Foto: Freepik

Essa dieta tem por base o processo de cetose feito pelo organismo, que usa as gorduras para gerar energia quando falta glicose, que é a primeira fonte de energia. A glicose está em diversos alimentos, mas especialmente em carboidratos.

Então, a proposta da dieta cetogênica é reduzir o consumo de carboidratos e aumentar as gorduras saudáveis, frutas com pouco açúcar, verduras e proteínas. Assim, em vez de queimar glicose, o corpo vai direto para a queima de gordura.

2. Dieta do iogurte

O iogurte natural, de qualidade, é uma rica fonte de lactobacilos essenciais para o funcionamento do intestino e fortalecimento do sistema imunológico. Por isso é que existe uma dieta com base nesse alimento, mas que deve ser feita por um determinado período de tempo e por quem já está em processo de reeducação alimentar.

A dieta do iogurte emagrece rápido porque o cardápio é bem leve, com pouca comida, eliminando 100% as frituras, açúcares e carboidratos industrializados. Mas é o suficiente para manter o corpo nutrido.

Veja também: Aprenda 10 receitas de sucos que ajudam a emagrecer com saúde

3. Dieta mediterrânea

Melhores dietas para emagrecer rápido e de forma saudável
Foto: Freepik

A base dessa dieta promove o emagrecimento rápido de acordo com a montagem do cardápio, por isso é fundamental ter a orientação de um nutricionista. Ela é dividida em três grupos alimentares:

  • Verde: verduras, legumes, frutas, leite e derivados desnatados;
  • Amarelo: feijão, arroz, massas e cereais, com moderação;
  • Azul: carnes magras e fontes de gorduras boas.

O objetivo da dieta mediterrânea é reequilibrar as funções do organismo, fortalecer e, como consequência, emagrecer. Essa dieta pode ser adaptada de várias formas, então o resultado vai depender das escolhas feitas.

4. Dieta plant based

A base da dieta plant based, como o nome sugere, é o consumo de vegetais. É uma dieta que promove o emagrecimento rápido e é recomendada para quem está iniciando a transição para o vegetarianismo.

Nessa dieta entram frutas, legumes, verduras, leguminosas, cogumelos, oleaginosas, cereais, sementes e tubérculos. Portanto, é bem completa, mas o cardápio precisa ser planejado de acordo com as necessidades de cada organismo para promover o emagrecimento rápido.

5. Dieta flex

Melhores dietas para emagrecer rápido e de forma saudável
Foto: Freepik

Parecida com a plant based, o objetivo da dieta flex é reduzir o consumo de proteína animal e aumentar a quantidade de vegetais desintoxicantes, sementes, oleaginosas, leguminosas e proteína vegetal.

Porém, o nome flex é porque as proteínas animais podem ser consumidas duas vezes na semana, para que o corpo se acostume aos poucos a substituí-la. Mesmo assim, esses alimentos devem ser na versão light.

6. Dieta líquida

Essa dieta consiste em se alimentar de líquidos, que variam entre água, chá, café, suco sem açúcar e sopa batida no liquidificador. É uma dieta que emagrece rápido porque é rica em fibras e com baixas calorias.

Porém, a dieta líquida só deve ser feita por até 3 ou 4 dias e depois é necessário fazer uma pausa, mantendo uma alimentação bem saudável e equilibrada. Manter esse processo cerca de 1 ou 2 vezes ao mês, conforme cada organismo suporta, é o que faz dessa uma das dietas para emagrecer rápido e de forma saudável.

7. Dieta da definição

Melhores dietas para emagrecer rápido e de forma saudável
Foto: Freepik

Essa dieta foi criada por uma nutricionista brasileira com o objetivo de acelerar o emagrecimento e modelar o corpo, sem sofrimento. No cardápio, pode-se escolher entre uma variedade de alimentos, desde que sejam saudáveis e que se respeite as quantidades de cada grupo alimentar em cada refeição.

A dieta da definição também leva em conta pessoas que praticam atividade física diariamente, pois os alimentos são bastante proteicos para ajudar no crescimento e restauração muscular. É ideal para quem deseja esculpir o corpo.

Cuidados a ter

Para qualquer um dos tipos de dietas para emagrecer rápido que você preferir fazer, é fundamental ter acompanhamento de um nutricionista. Esse profissional irá analisar seus exames e lhe dizer quais são as necessidades nutricionais do seu organismo. Também vai orientar se uma dieta muito restrita poderá lhe fazer mal ou não.

Dependendo de como está o seu estado de saúde e do tamanho do seu desafio, também será importante ter acompanhamento de médicos especialistas, como cardiologista e endocrinologista.

Conforme mencionado anteriormente, mesmo que vá fazer uma dieta de emagrecimento acelerado, é importante começar com a reeducação alimentar para que o processo seja mais fácil, rápido e que o resultado seja duradouro.

Lado a lado com a dieta está a prática de exercício físico, que é fundamental para a saúde de modo geral. O exercício não serve apenas para queimar calorias e aumentar os músculos das coxas, abdômen e braços. Os músculos do coração também são trabalhados, bem como cada célula do corpo, para que o organismo funcione cada vez melhor.

Lembre-se de respeitar os seus limites e não ficar se comparando com os outros. O seu corpo tem necessidades individuais e você vai emagrecer no seu tempo, do seu jeito. É assim com todo mundo. Então, dedique-se ao máximo, mas compare apenas o “eu” do passado com o “eu” do presente. Essa é a sua verdadeira evolução.

Fonte: Dicas Online | Priscilla Riscarolli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar