Instagram: aumente muito seu engajamento com essas quinze dicas

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Instagram: aumente muito seu engajamento com essas quinze dicas – Reprodução

Instagram: aumente muito seu engajamento com essas quinze dicas. Engajar não é somente sobre a reação dos seguidores ao seu conteúdo. Essa ação também diz muito sobre sua audiência, quanto as pessoas confiam na sua marca e quanto ela influencia quem te segue.

Pense bem: um seguidor que não reage às suas publicações, provavelmente não estará interessado em adquirir o que você oferece, sejam produtos, serviços ou informações. Do mesmo modo, se você é um influenciador digital, marcas não irão te contratar se seu público nunca reage as suas postagens.

Como evitar esse tipo de problema, sendo que 70% dos posts do Instagram não são vistos e parece cada vez mais difícil se destacar?

É necessário aumentar o engajamento no Instagram. Mas para te ajudar, precisamos contar toda a verdade!

Por mais que algumas dicas sejam sempre recomendadas por aí, o que faz as interações com seu conteúdo acontecerem é uma série de fatores. E saber como aumentar o engajamento no Instagram exija que você entenda e aplique o que contaremos a seguir.

Preparado? Fique atento porque depois de hoje as taxas de interações com seu conteúdo jamais serão as mesmas!

Veja também:Vagas de emprego através das Redes sociais – Cuidar do perfil online é tão necessário quanto fazer um currículo

Parte 1 – Tudo sobre engajamento

O engajamento é a métrica mais importante para um perfil no Instagram hoje. Ele nos traz informações sobre o interesse e o envolvimento dos seguidores com o seu conteúdo.

Ele é o termômetro que mostra se suas publicações são interessantes, se está postando nos melhores horários e se quem te segue realmente é o melhor público-alvo para sua marca.

Sem esforço para melhorar o engajamento, seus posts e Stories perdem a visibilidade e o que você produz com esforço se torna quase invisível no Instagram. Não é essa realidade que você busca, não é mesmo?

O segredo é entender o engajamento e se comprometer em fazer o que compartilhamos aqui. Assim é possível melhorar a interação dos usuários e ainda criar postagens ainda mais relevantes para seus seguidores.

Engajamento: o que é?

Engajamento são as formas como as pessoas interagem com os conteúdos publicados em redes sociais. Isso se aplica ao Instagram também,  seja nos Stories ou no feed.

São formas de engajamento no Instagram:

  • curtidas nos posts do feed;
  • comentários nos posts do feed;
  • salvar posts do feed;
  • enviar posts do feed;
  • tempo gasto com a timeline parada nos posts do feed (o Instagram entende que a pessoa está observando ou lendo aquele conteúdo);
  • envio de mensagem direta;
  • respostas e interações aos Stories como responder a enquetes e enviar perguntas;
  • ações nos Stories, do tipo segurar a tela para ver, e navegar nos Stories;
  • enviar Stories.

Todas estas ações são entendidas pelo Instagram como sinais de que o usuário está interessado no conteúdo daquele perfil.

E quando o engajamento é considerado bom?

É normal que quanto maior o número de seguidores, menor a taxa de engajamento. Afinal, mesmo sendo seguidores que têm as características do seu público ideal, as pessoas chegaram por meios diferentes no seu perfil e com necessidades diferentes ao acompanhar seu conteúdo.

Pessoas podem ter chegado quando seu perfil foi mencionado por um influenciador, enquanto outro grupo veio por uma hashtag do seu nicho, por exemplo. Em ambos os casos, os novos seguidores gostaram do seu conteúdo. No entanto, eles terão maior interesse por temas diferentes dentro dos assuntos sobre os quais você posta.

Isso significa que você nunca poderá agradar todo mundo. E tudo bem! Mas é por isso que quanto mais seguidores, menor o percentual de engajamento: sua audiência vai se tornando menos homogênea.

De todo modo, vale você observar se seu engajamento no Instagram está realmente bom considerando estes percentuais e o que eles apontam:

Menor que 1% = engajamento baixo

Entre 1% e 3.5% = engajamento médio

Entre 3.5% e 6% =  engajamento alto

Mais que 6% = engajamento excelente

Os números acima representam médias, mas é claro que isso pode variar de acordo com o seu nicho.

A dica é você olhar para seu conteúdo de maior engajamento e procurar sempre alcançar um número de interações que se aproxime das realizadas nele. Afinal, se você conseguiu uma vez, pode chegar lá novamente ou superar esse número.

Você pode descobrir sua taxa de engajamento médio, realizando uma Auditoria no Instagram. É rápida e gratuita!

Por que engajamento é tão importante?

Não podemos postar somente pelas curtidas e comentários. Isso são métricas de vaidade.

Você já deve ter lido ou ouvido alguém dizer isso, já frustrado com a falta de interações nos posts e nos Stories.

De fato, postar SOMENTE pelas curtidas não tem nada de estratégico para sua marca e não vai levar o seu negócio a lugar nenhum.

No entanto, sem esse engajamento no Instagram o seu conteúdo perde relevância dentro da rede social. Quando seus Stories e posts no feed recebem poucas interações, o Instagram mostra seu conteúdo para menos pessoas na rede social. Isso ocorre porque, na interpretação do algoritmo do Instagram, seu conteúdo não gera interesse.

E se seu conteúdo não é interessante, o Instagram não tem porque mostrá-lo. Afinal, mostrar algo que não faz sentido para os seguidores pode prejudicar a experiência desse usuário na rede social.

Caso suas publicações não apareçam, não receberão interações e passam a aparecer menos ainda. Assim, fica difícil ter bons resultados em lançamentos, vendas e outros objetivos.

Aí seu conteúdo vai estar entre os 70% que não são vistos no Instagram. O que significa esforço desperdiçado.

Como o assunto é complexo e tem diversos fatores envolvidos, recomendamos que leia o post sobre Algoritmo no Instagram.

Mas o algoritmo do Instagram é mesmo o grande vilão causador do seu baixo engajamento?

É verdade que o algoritmo do Instagram dificulta o engajamento?

Todo mundo culpa o algoritmo pela falta de engajamento no Instagram.

Nós discordamos disso e agora eu vamos te explicar o porquê:

Motivo 1, o algoritmo faz parte do Instagram e é fundamental para a plataforma entregar uma boa experiência ao usuário. Ele está aí e é preciso lidar com seu funcionamento;

Motivo 2, curtidas, comentários, compartilhamentos, tempo para observar aquela informação só irão aparecer se seu conteúdo for muito bom para a pessoa que estiver na rede social.

Não adianta pensar em como aquela informação pareceu útil e em quanto você se esforçou para produzir aquilo. A verdade é que seu conteúdo tem que ser muito bom e ainda chamar a atenção no espaço concorrido que é o Instagram.

Então, não deixe essa crença de que o algoritmo é o culpado por limitar seu trabalho de marketing no Instagram.

Em vez de bater de frente com ele, lute para fazer o que seu público vai amar.

Parte 2 – Como aumentar o engajamento no seu Instagram: 15 dicas fundamentais

É preciso ficar claro que o algoritmo faz com que suas publicações alcancem apenas uma parcela dos seus seguidores. E dentre as pessoas alcançadas, um percentual desse total é que vai interagir com o conteúdo.

Portanto, aumentar o engajamento no Instagram é um trabalho de 2 etapas: trazer mais usuários à publicação e fazer com que esse conteúdo seja bom o suficiente para essas pessoas a ponto de fazê-las agir.

A partir de estudos e testes, selcionamos neste material somente o que funciona para gerar essas interações.

Mas alertamos que é muito importante que combine várias dicas apresentadas e acompanhe o impacto que essas ações trarão ao seu perfil.

Dito isso, aplique as boas práticas a seguir hoje e veja a diferença no engajamento!

5 ações para que mais pessoas vejam suas publicações

Use hashtags que façam sentido

As hashtags são os hiperlinks no Instagram. Elas permitem que as pessoas vejam seu conteúdo quando fizerem uma busca, clicarem na hashtag e irem na sessão “Explorar”, onde o algoritmo do Instagram seleciona publicações relacionadas com aquilo que o usuário já engajou.

O conselho de ouro aqui é não usar as hashtags levianamente. O ideal é usar uma hashtag quando ela for relevante e quando ela descrever o post de algum modo.

Posts no Instagram com pelo menos uma hashtag tem 12.6% mais de engajamento do que aqueles que não têm nenhuma.

Uma hashtag relevante usada em um conteúdo que não traz o mesmo contexto fará as pessoas visualizarem e irem embora sem interagir, já que as expectativas sobre o que ela encontraria não foram atendidas.

Isso tira a relevância da sua publicação para aquela hashtag, o que não irá trazer visibilidade e nem engajamento.

Envie seu conteúdo para perfis estratégicos

Esta é uma ótima forma de dar visibilidade a seu conteúdo, mas ainda pouco explorada!

Funciona assim: ao publicar no feed ou no Instagram Stories, pense: para quais perfis esse conteúdo seria relevante? Esse conteúdo complementa as informações compartilhadas do perfil para qual estou encaminhando?

Assim, após avaliar para quem você pode mandar a publicação, envie-o por mensagem direta!

Lembre-se que o perfil estratégico só irá compartilhar seu conteúdo se ele não te ver como concorrente. Portanto, envie aquilo que soma ao que o perfil já diz.

Caso seja uma publicação sua seja repostada ou indicada pelos Stories em um perfil do mesmo segmento, as chances de engajamento são altas.

Não se esqueça da geolocalização

Adicionar um local para cada foto e vídeo postado no feed, bem como usar um sticker de local nos Stories, aumenta a visibilidade do seu conteúdo.

No caso dos posts no feed, toda vez que alguém clicar em alguma localização, seu conteúdo pode aparecer entre os listados.

Veja também: Como encontrar vagas de emprego em Redes Sociais e sites de recrutamento

Fonte: Bume