Fim da greve: rodoviários aceitam proposta e coletivos voltam a circular em Salvador

Autor: Débora Souza

Publicada em


Terminal de Integração Ônibus/Matrô Pirajá
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Após 24 horas de greve, os ônibus voltaram a circular na capital baiana nesta quinta-feira (24/5). Os coletivos começaram a sair das garagens por volta da 5 horas da manhã.

Os rodoviários realizaram assembleias gradativas nas garagens e a primeira empresa a liberar a saída dos veículos foi a Integra Plataforma, dos coletivos de cor amarela, no bairro de Pirajá. Porém, todos os veículos já saíram das garagem e já executam seus itinerários normalmente.

Na última quarta-feira (23/5), o Prefeito ACM neto comunicou que o Sindicato aceitou a proposta mediada pela Prefeitura com o reajuste de 2,7% e que a proposta seguia para apreciação da categoria em assembleia nesta madrugada. O reajuste é para os salários e ticket refeição.

Além do reajuste, a categoria conseguiu também, que a responsabilidade do pagamento da renovação da carteira de habilitação seja inteiramente das empresas.

Neto considerou estranha a falta de apresentação da proposta pelos empresários na audiência realizada na manhã da última segunda-feira (22/5), na Superintendência Regional do Trabalho, já que as empresas haviam sinalizado que poderiam, pelo menos, conceder reajuste tendo como base o INPC, que é de 1,69%. Pensando nas consequências e prejuízos  que a greve viria causar à população, a prefeitura montou no dia de ontem, um esquema especial garantindo 800 veículos em 35 roteiros durante greve de ônibus em Salvador.