CNHNotícias

7 dicas para ser aprovado e tirar sua Carteira de Habilitação (CNH)

Exame do Detran: 7 dicas para ser aprovado e tirar sua Carteira de Habilitação (CNH)
Exame do Detran: 7 dicas para ser aprovado e tirar sua Carteira de Habilitação (CNH) – Reprodução

 
Exame do Detran: 7 dicas para ser aprovado e tirar sua Carteira de Habilitação (CNH).

Uma das etapas do processo de formação de condutores é o curso teórico. Muitos candidatos subestimam essa parte, pois não entendem a importância dessa fase para a primeira habilitação.

O aproveitamento no curso teórico é fundamental, não só para a aprovação no exame, mas para o dia a dia no trânsito dos futuros condutores.

O candidato à obtenção da Primeira Habilitação, após a conclusão do curso de formação, será submetido a Exame Teórico-técnico, constituído de prova convencional ou eletrônica de no mínimo 30 (trinta) questões, incluindo todo o conteúdo programático, proporcional à carga horária de cada disciplina, devendo obter aproveitamento de, no mínimo, 70% (setenta por cento) de acertos para aprovação.

Projeto propõe nova CNH específica para motoristas de veículos automáticos

Além de aproveitar todo conteúdo apresentado pelo instrutor de trânsito e estudar através dos recursos disponíveis, é importante o candidato se preparar para enfrentar a prova de múltipla escolha, que é o modelo adotado pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs).

Esse modelo de prova, apesar de bastante comum, pode trazer algumas dificuldades e confundir assuntos que podem parecer simples. Veja as dicas!

1. Atenção ao enunciado

É importante ler com muita atenção todos os enunciados. Leia e releia, com calma, a pergunta e todas as alternativas antes de marcar a correta.  É muito comum o candidato responder antes de ler até o final, e nesse caso, pode cair em uma pegadinha. Além disso, algumas questões podem trazer alternativas parecidas, para confundir o aluno.

2. Elimine alternativas erradas

Muitas vezes em uma questão de múltipla escolha, existem uma ou duas alternativas que estão claramente erradas ou que não fazem sentido em relação a pergunta. Separando essas alternativas incorretas, você pode mirar os seus esforços nas demais e, assim, as chances de escolher a resposta correta aumentam.

3. Atenção a palavras que podem causar confusão

As palavras “incorreta”, “sempre”, “nunca”, entre outras, são termos que podem mudar totalmente a ideia do enunciado da questão e confundir o candidato. Por esse motivo, ao encontrá-las, redobre a atenção para conseguir interpretar corretamente a pergunta.

4. Cuidado com as questões de todas as alternativas estão corretas/incorretas

É comum encontrar em provas de múltipla escolha, uma das opções de resposta sendo “todas as alternativas estão corretas/incorretas”. Esse é outro momento que o candidato tem que redobrar a atenção. Em certas questões, essa opção é utilizada para confundir o candidato.

5. Se não sabe a resposta, não responda imediatamente

Ao ler uma questão e não saber a resposta, o melhor é você deixá-la para trás e voltar depois que responder as que sabe. Afinal quem nunca tentou fazer algo, não conseguiu, desistiu e, ao retomar a tarefa, teve sucesso? Isso pode acontecer numa prova desse tipo. Você não sabe a resposta, pula para outras questões, depois volta e consegue responder. Isso é comum de acontecer!

6. Não deixe questões em branco

Você chegou perto da resposta, mas ainda não tem certeza. Não deixe a questão em branco, marque a alternativa que acredita estar correta. Mesmo não tendo certeza, existem probabilidades de acertar. Sendo assim, utilize as dicas acima, elimine as que têm certeza que estão erradas e escolha uma alternativa.

7. Não mude sua resposta

Depois de responder uma questão, não mude a resposta. Ao menos, é claro, que tenha certeza absoluta que cometeu um erro. Estudos apontam que a primeira escolha é geralmente a correta. Sendo assim, não se deixe levar pelo nervosismo e confie na sua escolha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar