Existe melhor dia para enviar ou cadastrar currículo em RH, Trabalhe Conosco e recrutamentos?

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Existe melhor dia para enviar ou cadastrar currículo em RH, Trabalhe Conosco e recrutamentos?
Existe melhor dia para enviar ou cadastrar currículo em RH, Trabalhe Conosco e recrutamentos? – Foto: Reprodução

 

Existe melhor dia para enviar ou cadastrar currículo em RH, Trabalhe Conosco e recrutamentos?

Além de vagas de emprego e outras oportunidades, o N1 BAHIA também está sempre trazendo diversas dicas para facilitar a vida de quem está na difícil missão de conseguir uma vaga de emprego. Confira abaixo mais um conteúdo rico em informações, para quem quer se dar bem em sua busca.

Se você está em busca de um emprego ou quer disputar uma vaga, a primeira dúvida é como elaborar um bom currículo para despertar o interesse do recrutador. Entretanto, outras estratégias também são importantes: para melhorar os resultados, é necessário optar por empresas que melhor se “encaixam” ao seus objetivos e qualificações, bem como, as vagas mais equiparadas ao seu perfil.

Diante disso, existe melhor dia para enviar ou cadastrar currículo em RH, recrutamento ou Trabalhe Conosco das empresas? Posso ir pessoalmente entregar currículo ou devo enviar meu currículo? Leia atentamente todos os tópicos a seguir para saber essa e outras respostas.

Existe melhor dia para enviar currículo?

Segundas e terças-feiras, sem dúvida, são os melhores dias para procurar emprego, enviar ou entregar o currículo. Vale lembrar, que o melhor horário é geralmente pela manhã, visto que, as melhores vagas fecham mais rápido.

É nesses dois dias que as pessoas têm uma visão de recomeço; já as empresas estão prontas para executar o que planejaram para a semana, inclusive reposição de vagas. Ao contrário de quinta e sexta-feira, quando a visão das empresas é se preparar para a próxima semana.

Devo enviar pessoalmente ou por e-mail?

As duas opções são válidas. Atualmente, o envio por e-mail é uma excelente ferramenta para conseguir uma vaga. Contudo, o currículo de papel ainda funciona muito bem.

Diversas pessoas ainda vão espontaneamente entregar o currículo pessoalmente nas empresas de seu interesse. Outras preferem esperar a divulgação para ir fazer a entrega. Em todos os casos, é importante que a pessoa envie currículo – sem exageros – mesmo quando não há vaga em aberto, pelo fato de que muitas empresas possuem banco de currículo.

Estes método compensam, porém, o ideal é que seja feito um contato antes para agendar uma entrevista, ou saber se realmente estão recebendo o CV. Assim, tem mais garantias de ser recebido de forma adequada.

Outra dica é que, antes de procurar algum funcionário específico para entregar seu currículo, faça uma sondagem para saber qual o melhor método, de acordo com a empresa. De qualquer forma, os currículos geralmente são gerenciados pelo departamento de RH das empresas, ou na página de Trabalhe Conosco. Por isso, o melhor caminho é procurar o próprio RH ou setor de Trabalhe Conosco.

Telefonar ou não?

Você pode ligar de vez em quando para o RH, mas somente para perguntar se estão com alguma oportunidade para sua área, demonstrando interesse e se colocando à disposição. Não é recomendado ligar diariamente – essa atitude pode ser periódica, a cada 15 dias ou uma vez por mês. Outra estratégia sugerida é enviar o currículo, se cadastrando no site pelo banco de empregos, pois desta forma os CVs são analisados e cadastrado já dentro do perfil e experiência profissional. Feito isso, é aguardar ser convidado para entrevista com horário agendado.

Depois de quanto tempo vou ser chamado para entrevista?

Isso varia de acordo com cada processo seletivo. Se você participou de algum processo seletivo e ainda não foi chamado, é porque não chegou o momento. O processo pode ainda estar em andamento ou realmente você não foi selecionado; lembrando que a maioria das empresas avisa.

De qualquer forma, o prazo médio de espera é de dez dias, para saber sobre o andamento do processo. Mostre interesse sobre a seleção, mas cuidado para não ser insistente ou inconveniente.

Apenas mostre interesse em saber em que posição está e se coloque à disposição. Geralmente os currículos ficam cadastrados por um prazo de seis meses e, a qualquer momento que surja uma vaga com o seu perfil, o profissional pode ser convidado para uma entrevista.

Dever de casa

É aconselhável procurar saber quais vagas constam do site da empresa, para se cadastrar na melhor oportunidade e que esteja mais adequada com o seu perfil. A dica mais importante é, ser for convidado para entrevista, estar presente pelo menos 15 minutos antes da hora agendada e com o currículo impresso. Procure, sempre, estar a par da cultura desta organização, e ficar atento à missão e à visão da companhia.