Conheça os cursos gratuitos do SENAR EAD com Certificados – inscrições

Autor:

Publicada em


Conheça os cursos gratuitos do SENAR EAD com Certificados - inscrições
Conheça os cursos gratuitos do SENAR EAD com Certificados – inscrições – Reprodução

Conheça os cursos gratuitos do SENAR EAD com Certificados – inscrições. O SENAR EAD disponibiliza 7 cursos gratuitos na área de Inclusão Digital, todos eles com direito a certificados de conclusão.

Se o objetivo é aprender a digitar com mais eficiência ou aprender como utilizar melhor os programas do pacote Office (ou os dois!), o SENAR dispõe de cursos bem específicos.

Com esses cursos, ao mesmo tempo que adquire habilidades verdadeiramente úteis no dia-a-dia profissional, é possível enriquecer o currículo sem precisar sair de casa.

Leia também sobre cursos presenciais, igualmente gratuitos e em diversas áreas, oferecidos pelo Programa Senai de Gratuidade em todo território nacional.

O que é o SENAR EAD?

O SENAR EAD existe desde 1991 e é um portal que oferece Educação a Distância para pessoas que precisam de mais flexibilidade logística nos estudos.

Em princípio, o SENAR tem como alvo a profissionalização de cidadãos do meio rural, que, naturalmente, têm mais dificuldade de se deslocar até uma instituição de ensino.

No entanto, isso não limita pessoas que moram em ambiente urbano de também participarem das aulas oferecidas.

Além dos cursos de Inclusão Digital, existem dezenas cursos em outras áreas mais voltadas para o trabalhador rural. Tem como consultar informações sobre cada um dos cursos disponíveis no portal do SENAR, filtrando por categoria ou por disponibilidade.

Como me cadastro no portal?

Para fazer o cadastro no portal, seu CPF deve estar registrado no sistema do SENAR. Muitas vezes, esse registro já foi feito por meio da Receita Federal.

Quando não, o próprio site informa e basta enviar uma mensagem pra o portal informando o CPF e a data de nascimento ou ligar pro 0800 642 7070. Por meio da ligação, que é bastante prática, em menos de 5 minutos, o registro está pronto.

Tendo o CPF no sistema, fica bem fácil fazer o cadastro. Basta entrar no site e fornecer os dados pessoais solicitados, que vão servir tanto para contato, quanto para gerar os certificados ao fim de cada curso.

O que os cursos oferecem?

Cada curso do SENAR EAD oferece assistência de tutores e monitores, que são profissionais nas áreas sobre as quais ensinam.

Além disso, o portal disponibiliza todo o material necessário para os estudos e o aluno pode escolher os dias e horários em que vai completar as aulas. Por essa razão, o estudante tem de 17 a 45 dias, dependendo do curso, para concluir todas as lições.

Ao final das lições, todos recebem um certificado de conclusão, em que constam os dados do concluinte, o assunto e a carga horária do curso.

Dessa forma, é possível acrescentá-lo, quando convier, ao currículo de aplicação para algum emprego ou função.

Como fazer a matrícula nos cursos do SENAR EAD?

O procedimento para se matricular em qualquer um dos cursos é o mesmo. Como exemplo, entrando nessa página do SENAR, é possível ver a lista de cursos sobre Inclusão Digital.

Chegando lá, é possível ver alguns cursos com matrículas abertas e outros “aguardando novas turmas”. Em um, bem como no outro, é possível ver a carga horária e a quantidade de dias de duração de cada curso.

Com relação aos cursos que estão com matrículas abertas, basta se inscrever no botão “Quero Me Matricular”, lembrando que só é possível participar de um curso por vez.

Por outro lado, no que diz respeito aos cursos que estão aguardando novas turmas, o portal dá a opção de avisar quando uma for aberta. Dessa forma, é possível receber um e-mail avisando quando a matrícula estiver disponível.

Para informar onde está localizada a Administração Regional do SENAR em cada estado, o portal disponibiliza um mapa com informações detalhadas sobre cada sede.

Fonte: FDR