Conheça e evite cair nesses golpes de internet muito comuns

Autor:

Publicada em


Conheça e evite cair nesses golpes de internet muito comuns
Conheça e evite cair nesses golpes de internet muito comuns – Reprodução

Conheça e evite cair nesses golpes de internet muito comuns. Que as ruas estão cheias de pessoas boas, isso é um fato. Mas infelizmente há ainda muitos golpes que podem sair realmente caro.

Então, o ideal é conhecer cada um deles e saber como evitar cair nas armadilhas para não se deixar levar pelo barato e fácil.

Veja também: Aprenda três receitas caseiras para tirar manchas de roupas brancas

8 Golpes mais comuns

Não existe almoço grátis, isso é fato. Mas quais seriam os golpes mais praticados pelo Brasil? Por mais que seja um tema incômodo, é preciso falar sobre ele.

Então, atenção à lista e certamente, aos convites bons demais para ser verdade.

Aluguel de imóvel

Mais comum do que você pode imaginar, essa é uma forma terrível de tirar dinheiro dos outros. Uma pessoa oferece um imóvel para alugar – geralmente pela internet – e fecha com desconhecidos de assinar os papeis.

No encontro, ele diz que esqueceu algo ou outro problema, mas te passa a chave ‘em confiança’, desde que pague a metade do aluguel. O problema é que o imóvel não existe e você perdeu dinheiro, somente. Nunca feche nenhum negócio 100% online e sem ver o imóvel e ler o contrato com firma reconhecida do proprietário.

Objeto perdido

O foco pode ser um celular, documento, carteira… Algo de valor para você. Também pode ser algo que você anunciou como perdido nas redes sociais.

O bandido entra em contato e diz que está com o objeto e quer te enviar. Pede então o dinheiro para o transporte, sempre solícito e educado.

Você então manda o dinheiro e nada de receber o objeto (e nunca irá). O ideal é não fazer transferências financeiras para pessoas que não conhece, se for o caso, você paga assim que receber.

Vaquinhas online

Super na moda agora, as vaquinhas online são uma verdadeira bênção para muitas pessoas que realmente precisam. Mas obviamente, sempre tem alguns metidos a espertos que tentam abusar da boa vontade dos outros.

Por isso, o ideal é que você contribua somente com vaquinhas e arrecadações de pessoas conhecidas ou indicadas.

Cigana na rua

Esse golpe é tão antigo que já deveria ter sido extinto. Pelas ruas das grandes capitais do país, muitas mulheres trajadas de ciganas levam sua cultura e beleza, fazendo adivinhações e leituras.

Porém, algumas pessoas não são nem mesmo ciganas, mas se trajam como tal. Ao abordar as pessoas na rua, sorrateiramente, levam seus pertences, sem que percebam. De qualquer forma, o ideal é realmente evitar o contato, pois nunca se sabe quem é quem.

Ingressos falsos

Sabe aquele show super badalado, que todo mundo quer ir, mas que os ingressos estão esgotados? Eles são o principal foco de falsários que vendem ingressos sem validade, a preços muito mais atraentes do que nos guichês.

Só que na hora de entrar, não vai conseguir, pois eles são facilmente detectados pelos profissionais na entrada. Dessa forma, compre somente em locais autorizados e nunca de terceiros, principalmente de cambistas próximos ao local.

Flores

Está lá o casal tranquilo, curtindo o dia juntos e aparece uma pessoa simpática, com diversas flores na mão. Ela entrega uma à mulher, de forma elegante e persuasiva, porém não se trata de um presente.

Ela vira para o parceiro e cobra pela flor, geralmente um valor muito mais alto do que na floricultura (que já cobra caro). Coagido, ele acaba pagando o preço. Não tenha vergonha de dizer não e devolva a flor.

Pirâmide

Inúmeros escândalos envolvendo esquemas de pirâmide já apareceram na imprensa. Porém, muitos outros, de menor porte, circulam por aí, desapercebidos.

É o caso de pseudo-clubes de produtos e benefícios, que na realidade não passam de esquemas para tirar seu dinheiro. Ele leva um tempo para quebrar, mas quando o faz, muita gente sai no prejuízo. Desconfie de propostas que prometem riqueza em pouco tempo.

Sorteios e prêmios

Seja por correspondência, e-mail ou pelo celular, existem muitos ‘sorteios’ que te prometem grandes prêmios. Porém, além de não receber nada, você também pode perder dinheiro.

Isso porque você é obrigado a fazer um depósito inicial para pagar eventuais despesas, seja com encargos ou transporte, de um produto que nunca irá receber. Se você receber mensagens assim, marque como spam e ignore.

Veja também: Faça em casa: creme tira manchas da pele com óleo de rosa mosqueta

Conheça e evite cair nesses golpes de internet muito comuns.

 

 

FONTE: Dicas Online