Educaçãovideos

Moderno complexo de inovação industrial SENAI CIMATEC Park é inaugurado

Moderno complexo de inovação industrial SENAI CIMATEC Park é inaugurado
Moderno complexo de inovação industrial SENAI CIMATEC Park é inaugurado – Divulgação

 
Moderno complexo de inovação industrial SENAI CIMATEC Park é inaugurado em Camaçari-BA.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) inaugurou, nesta segunda-feira (11/11), o SENAI CIMATEC Park, moderno complexo de inovação industrial, na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador.

A infraestrutura diferenciada vai ajudar a indústria brasileira a se inserir e tirar proveito da 4ª Revolução Industrial; avaliou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Robson Braga de Andrade, que participou da inauguração.

“O que nós buscamos hoje com esses investimentos é fazer com que a indústria brasileira dê um salto de produtividade e competitividade para que nós possamos, muito rapidamente, fazer com que a indústria brasileira participe da 4ª Revolução Industrial, e, com isso, seja uma indústria que tem condições de competir globalmente e com as empresas globais no Brasil”, afirmou Robson Braga de Andrade.

Instalado numa área total de 4 milhões de metros quadrados, o SENAI CIMATEC Park preenche a lacuna no Brasil de centros tecnológicos com características industriais.

Será possível realizar projetos que necessitam de espaço para processos com foco no escalonamento de produção (scale-up); testes de grande porte; plantas piloto e desenvolvimento de protótipos em escala real; atividades que carecem de uma infraestrutura industrial mais robusta e avançada.

Cursos SENAI 2020 já estão com inscrições abertas para mais de 3.500 vagas

PRIMEIRA ETAPA

Na primeira etapa, inaugurada agora, foram investidos R$ 87 milhões na instalação de 10 galpões que já estão totalmente ocupados com projetos realizados por empresas nacionais e estrangeiras.

A nova estrutura faz parte da rede nacional de 26 Institutos SENAI de Inovação e 58 Institutos SENAI de Tecnologia.

“Este empreendimento faz parte de um sistema, não é uma peça isolada, faz parte de uma rede. É o SENAI que vai construir um novo Brasil, a nova indústria, por meio da integração de todas as competências  em sua rede de inovação e tecnologia”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban.

Mais sobre o SENAI CIMATEC

O SENAI CIMATEC Park é um projeto que será implementado por mais de 20 anos, com investimentos que passarão de R$ 2 bilhões. O empreendimento é resultado da conjunção de esforços da CNI, do Departamento Nacional do SENAI e da FIEB.

O Campus Integrado de Manufatura e Tecnologias (SENAI CIMATEC), inaugurado em Salvador em março de 2002, é um dos mais avançados centros de educação, tecnologia e inovação do país. No campus estão integrados um Centro Tecnológico; um Centro Universitário; e uma Escola Técnica, que operam de forma sinérgica em uma área construída superior a 35.000 m².

A estrutura conta com três Institutos SENAI de Inovação e de seis Institutos SENAI de Tecnologia; além de um amplo espectro de áreas de competência atuando sinergicamente e de forma integrada. O campus possui 56 laboratórios, 42 áreas de competência alinhadas às demandas da indústria, incubadora e aceleradora de base tecnológica. Parte dessa estrutura também será transferida para novo SENAI CIMATEC Park na região de Camaçari.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar