Castramóvel estará no Conjunto Marback neste mês de maio

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Os moradores do Conjunto Guilherme Marback, no Imbuí, serão os próximos agraciados com o serviço móvel gratuito de castração de cães e gatos – o Castramóvel. A ação, realizada pelo Centro de Controle de Zoonoeses (CCZ) da Secretaria Municipal da Saúde, será iniciada na próxima segunda-feira (02), e o ônibus ficará instalado na Rua Jaime Sapolnik, no setor 2 do conjunto, na Ladeira do Marback. Para ter acesso ao serviço, o proprietário do animal deve apresentar o original do cartão SUS e um documento com foto e o cartão de vacinação antirrábica do animal, sendo que o cartão deve estar atualizado, com vacina aplicada a menos de um ano.  Além disso, o pet deve ter entre seis meses e cinco anos de idade e pesar mais de 1kg.

O médico veterinário e chefe do setor de Vigilância da Raiva responsável pelo Castramóvel, Aroldo Carneiro, afirma que a previsão é realizar até 600 castrações durante o mês de maio, independente do sexo e da espécie do animal. No pós-operatório, o proprietário do bicho é orientado a colocar um colar elisabetano no animal e fazer o curativo, administrando também o antibiótico e anti-inflamatório prescritos após a realização do procedimento. “A orientação é que retorne dez dias após a cirurgia para retirar os pontos. A finalização de todas as etapas ocorre após este período”, disse Carneiro.

Não poderão ser castrados animais doentes, animais com infestação de pulgas e/ou carrapatos e fêmeas no cio ou gestantes. O cadastramento e a triagem são imprescindíveis para a realização da intervenção cirúrgica nos animais e serão realizados às segundas e terças-feiras, das 8h às 12h. As castrações serão realizadas às quartas, quintas e sextas-feiras por ordem de chegada. O responsável pelo animal é orientado a chegar a partir das 7h30 com o animal em jejum de 12h de sólidos e líquidos.

As intervenções – De janeiro a março deste ano o Castramóvel realizou um total de 1.481 intervenções, das quais 901 em felinos e 580 em caninos. Durante a ação, cinco profissionais do CCZ realizam o cadastramento e a triagem. Na realização do procedimento são três médicos veterinários e dois auxiliares. O ônibus estará instalado na localidade até 27 de maio.