Inscritos no Cadastro Único têm direito a vagas de emprego, cursos gratuitos, criação de currículo e microcrédito

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Inscritos no Cadastro Único têm direito a vagas de emprego, cursos gratuitos, criação de currículo e microcrédito
Inscritos no Cadastro Único têm direito a vagas de emprego, cursos gratuitos, criação de currículo e microcrédito – Foto: Reprodução / Montagem: N1 BAHIA

 

Inscritos no Cadastro Único têm direito a vagas de emprego, cursos gratuitos, criação de currículo e microcrédito.

O Plano Progredir, conjunto de ações do governo federal para gerar emprego e renda, além de promover a autonomia das pessoas inscritas no Cadastro Único, é totalmente gratuito.

Os serviços de cursos qualificação profissional; criação de currículo; vagas de emprego e microcrédito são totalmente de graça; sem nenhum custo para o beneficiário.

Gustavo Saldanha, diretor de Inclusão Produtiva da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana do Ministério da Cidadania, ressalta que nenhum serviço oferecido pelo programa gera custo à população.

“Todos os serviços disponibilizados dentro das plataformas do Progredir são gratuitos. O usuário, ao acessar qualquer tipo de serviço oferecido, não será cobrado por absolutamente nada, nenhum tipo de taxa, mensalidade ou recurso. É tudo gratuito”, destacou.

Quem receber alguma cobrança por serviços ligados ao Plano Progredir deve avisar as autoridades. A orientação do Ministério da Cidadania é de que o usuário procure o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município. Outra opção é entrar em contato com a central de relacionamento do ministério, pelo telefone 121.

EMPREGO

O Progredir busca fazer com que as pessoas inscritas no Cadastro Único alcancem a autonomia por meio do emprego e da geração de renda, principalmente os beneficiários do Programa Bolsa Família.

Para facilitar o acesso a oportunidades, o Progredir oferece uma ferramenta digital que ajuda as pessoas a preparar o próprio currículo. Além disso, são ofertadas vagas de emprego e preparação para o mercado de trabalho. ACESSE AQUI.

CURSOS GRATUITOS

Todas as semanas, novos cursos em diversas áreas são disponibilizados pela internet, online. Para quem está disposto a empreender, há oportunidades em educação financeira e análise de riscos para os negócios; além da qualificação em planejamento e custos de obras.

Como se inscrever

Os conteúdos vão desde a operação de máquinas e manutenção de tratores agrícolas até a pintura em tecidos. Portanto, os interessados devem se registrar, gratuitamente, no portal do Ministério da Cidadania.

Inscritos no Cadastro Único, podem acessar essas facilidades:

SEU CURRÍCULO

  • Seu currículo fica disponível para as instituições que oferecem vagas de trabalho aqui no Portal Progredir;

VAGA DE TRABALHO

  • Ao criar seu currículo, você pode verificar se há, em sua região, vagas de trabalho ofertadas pelos parceiros do Progredir;

QUALIFICAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO

  • O Progredir oferece cursos para você se qualificar para o mercado de trabalho;

PLANO PROGREDIR

Além de ter oferecido R$ 4,7 bilhões em microcrédito até agora, o Progredir já disponibilizou mais de 61 mil vagas de emprego e 200 cursos de qualificação profissional nas modalidades presencial e a distância. Mais informações no Portal Progredir.