Bahia Criativa oferece oficinas e consultorias gratuitas para empreendedores

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


O Escritório Bahia Criativa promove durante este mês oficinas e consultorias voltadas para profissionais que atuam na cadeia produtiva da economia da cultura. Com previsão de realização em Salvador e em diversos territórios de identidade do estado, as ações buscam capacitar produtores, gestores, empreendedores, artistas e agentes culturais. Todas as oficinas acontecem das 9 às 18h e disponibilizam 30 vagas em cada. As consultorias podem ser individuais ou coletivas (para 20 pessoas), sempre dentro das áreas de gerenciamento, sustentabilidade e marketing.

Entre as atividades previstas estão duas oficinas de Elaboração de Projetos Culturais, que serão oferecidas no Quiosque da Fazenda Grande, no bairro de Cajazeiras, em Salvador, neste sábado (7), e dentro do projeto Minha Casa, Minha Vida, no Parque das Bromélias, no domingo (8). Vai ministrá-las o gestor e consultor especializado no desenvolvimento e sustentabilidade de projetos culturais Júlio Marques, pós-graduado em Produção Cultural e Mídia. As cidades de Valente, no nordeste baiano, Catu (RMS) e Ilhéus (sul) recebem a consultoria em Gestão de Empreendimentos Criativos, Uso das Mídias Digitais em Empreendimentos Criativos e Culturais, e Formatação de Portfólio nos dias 3, 9 e 12, respectivamente.

Segundo a coordenadora do Bahia Criativa, Luciana Vasconcelos, o planejamento das ações levou em conta a política de descentralização territorial, buscando atingir o maior número possível de territórios de identidade. “Desta forma, o Escritório pode assegurar-se de disponibilizar capacitações a um público alvo, que tem demandas já mapeadas pelas instituições parceiras, além de trabalhar alinhado às políticas públicas”.

O Escritório buscou ainda recrutar instrutores e consultores no próprio território de identidade, com o objetivo de valorizar e fortalecer o mercado local e garantir maior interação entre os mediadores e o público alvo. Outra diretriz, seguida pelo Bahia Criativa, foi priorizar o atendimento a associações, grupos, coletivos e redes, entendendo que desta forma incentiva-se e fortalece-se o associativismo, ao mesmo tempo em que se potencializa o compartilhamento do conhecimento construído a partir das ações do Escritório.

Para participar, os interessados devem entrar com contato pelo e-mail: [email protected]

Escritório Bahia Criativa

O Bahia Criativa, escritório público de atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos setores criativos, é resultado de um convênio entre o Ministério da Cultura e o Governo da Bahia, sendo administrado pela Secretaria de Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Promoção Cultural. Seu propósito é proporcionar qualificação ligada à gestão e sustentabilidade econômica de atividades criativas.

O local oferece atendimento e suporte a profissionais e empreendedores que atuam nos setores criativos, por meio de consultorias, assessoria técnica e capacitação profissional – sempre com foco na qualificação da gestão de projetos e negócios criativos. Mais informações estão disponíveis na fanpage.