Travessia para Mar Grande tem dois novos horários durante a Operação Ano Novo

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Como parte da Operação Ano Novo, os usuários da travessia Salvador-Mar Grande passaram a contar, a partir desta quarta-feira (28), com mais dois horários, saindo da capital: às 5h30 e 6h. Normalmente, o primeiro horário da travessia  de Salvador para a Ilha  ocorre às 6h30 e de Mar Grande, às 5h. Como o fluxo de passageiros cresceu muito desde segunda-feira (28), a Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) decidiu com os operadores pela abertura dos dois horários especiais, que a princípio serão praticados até segunda-feira (2), no retorno do feriado.
Novos horários
 
A medida também foi uma maneira encontrada pelos operadores para oferecer ao usuários um número de horários suficiente e para compensar as paradas que o sistema será obrigado a fazer durante esta semana por conta da maré baixa. Nesta quarta-feira, por exemplo, a travessia vinha registrando intenso movimento, com saídas de 15 em 15 minutos, mas às 7h30 teve que fazer a parada forçada pela maré baixa, que vai até às 9h30. Com maré baixa, o Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, não pode operar devido à pouca profundidade do seu canal de navegação.
 
Quando retomar as operações normais, às 9h30, a travessia atenderá com 10 embarcações, com horários de saída dos terminais ocorrendo de 15 em 15 minutos, caso o fluxo de passageiros exija. Durante a Operação Verão a previsão é de que entre 12 mil e 15 mil passageiros por dia utilizem a a travessia. Hoje o último horário saindo de Salvador será às 19h. Já de Mar Grande para a capital a última saída será às 18h30.
 
Morro de São Paulo
Como aconteceu ontem (27), a expectativa da Astramab é que todos os horários dos catamarãs para o Morro de São Paulo ocorram hoje com lotação completa, saindo da capital. A Astramab segue recomendando aos usuários para que adquiram as passagens para o final de semana nos guichês das concessionárias Ilhabela, Biotur e Farol do Morro.  Com a ação do transporte irregular (clandestino) para o Morro de São Paulo, a entidade vem defendendo medidas junto às Socicam, gestora do terminal, e junto à Agerba, órgão fiscalizador, para impedir que os cambistas atuem na porta do terminal, abordando e vendendo passagens a turistas.  
 
Para os baianos e turistas que vão sair da capital, os horários disponibilizado pelas concessionárias do transporte regulamentado são 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. Já as saídas do Morro ocorrem às  9h, 11h30, 13h e 15h. A viagem direta de catamarã dura duas horas e vinte minutos. Também estão sendo bem requisitadas nesta quarta as escunas que operam o tradicional “Passeio às Ilhas”. O tour começa às 9h, quando as escunas saem do Terminal Náutico, e vai até às 17h30. Durante o passeio são feitas paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica.