Transalvador inicia estudos para implantar semáforos inteligentes

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Estudos preliminares de engenharia de tráfego para implantação de rede de semáforos inteligentes na cidade, nos moldes dos sistemas de Madri (Espanha) e Moscow (Rússia), já foram iniciados pela Transalvador. Para isso, câmeras foram instaladas desde a Av. Anita Garibaldi até a Ligação Iguatemi-Paralela, em dez pontos estratégicos. O investimento para essa estrutura será de R$ 12,6 milhões, como contrapartida dos shoppings centers pela autorização para cobrança de estacionamento.

Filmagens, medições, contagens e simulações de trânsito irão quantificar carros nas vias, picos de fluxo, período de trajetos, ciclos semafóricos, além do tempo e intervalos de travessia de pedestres. O superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, explica que o sistema requer cálculos prévios, “necessários também à avaliação dos resultados, antes e depois”.

Os dados colhidos serão inseridos em um banco, espécie de memória do comportamento do tráfego de Salvador, simulando cenários novos, com programações e planos semafóricos a serem aplicados automaticamente nas vias de Salvador, através de sensores. “Essa é a primeira etapa. Ainda serão feitas obras de estrutura até a instalação dos equipamentos”, frisou Fabrizzio.

Apesar da tecnologia empregada, a atuação humana é necessária no dia a dia. O sistema leva em consideração medições prévias e a realidade do momento, como um acidente e um congestionamento atípico, assimilando os comandos dos operadores e projetando mudanças automáticas em casos semelhantes. O controle será feito no Núcleo de Operação Assistida (NOA), que receberá a nova ferramenta.

Técnicos da área explicam que os semáforos de Salvador funcionam hoje com programações previamente estabelecidas, pouco variáveis, aplicadas por faixas de horário, o que torna a sincronia entre eles falha e imprecisa. O novo sistema semafórico envolverá 45 cruzamentos, com 26 equipamentos de controle dos tempos de cerca de 90 sinaleiras, desde a região dos Barris até a Av. Luiz Viana Filho (Paralela), passando por importantes corredores, como as av. Anita Garibaldi e ACM, na região do Shopping da Bahia.