Terminal da Lapa agora tem integração com o metrô

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Os usuários do transporte público de Salvador ganharam um novo reforço para se deslocar pela cidade. Desde ontem (10), o Terminal da Lapa está integrado ao sistema metroviário, e, dessa forma, todas as linhas que passam pela esta estação, estão integradas ao modal nos trilhos. A integração também é válida para mais oito linhas metropolitanas que passam pela BR-324.

A mais nova facilidade agradou aos passageiros que agora ganharam mais opções de ônibus para utilizar junto ao metrô. Os usuários do ônibus municipal têm duas horas para usar os dois meios de transporte pagando apenas uma passagem – que hoje custa R$ 3,30 –, e podem compor o roteiro pegando ônibus, metrô e outro ônibus. No caso dos metropolitanos, o período de uso é de três horas.

Para o vendedor Ulisses Correia, o melhor atrativo do recurso de integração é o fato de que ela engloba a todas as estações de metrô, e não apenas aquelas que passam pelo terminal. “Eu, por exemplo, moro próximo do Acupe de Brotas, e preciso ir até o Shopping Bela Vista, onde trabalho, todos os dias. Não há linhas de ônibus que facilitem esse percurso, mas agora possa pegar um da integração descer em frente a Estação Brotas e seguir viagem até o Acesso Norte”, explicou.

A estudante universitária Mônica Tavares também gostou da novidade. “Eu moro na Centenário, mas costumo passar alguns fins de semana com meus tios que moram no Retiro. Vindo pra cá [na Lapa] e pegando um metrô fica bem mais rápido, não tenho que dar muitas voltas, e até anima mais ir para um local mais distante da sua casa”, argumentou ela.

Expectativa 
Com a integração que já havia sido feita no mês passado com o Terminal de Pirajá, agora são 170 linhas de ônibus municipais integradas com o sistema metroviário. A expectativa, segundo o coordenador de arrecadação da CCR Metrô Bahia, Jorge Pereira, é que esta nova etapa aumente o fluxo diário do metrô para 70 mil passageiros já nas primeiras semanas, com 100 mil pessoas usando a combinação metrô-ônibus cotidianamente.

A integração pode ser feita no mesmo horário de funcionamento do metrô, das 5h à meia-noite, de segunda a domingo, inclusive feriados. Os ônibus integrados ao metrô são identificados com um adesivo “Integração Metrô”, na cor vermelha para as linhas urbanas e na cor azul para as metropolitanas.

Jorge Pereira destaca que a integração das 27 linhas alimentadoras do Terminal Pirajá, ocorrida em 12 de junho, já provocou um aumento de 44% na média diária de passageiros transportados pelo metrô. Atualmente, 36 mil usuários são transportados diariamente.