SUS: Veja consultas e exames através do Aplicativo DigiSUS – Como baixar

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


SUS: Acompanhe consultas e exames através do Aplicativo DigiSUS
SUS: Acompanhe consultas e exames através do Aplicativo DigiSUS – Foto: Reprodução / Play Store

Cidadãos já podem contar com a ajuda da tecnologia para ter acesso aos serviços de saúde apenas pelo telefone celular. Com o aplicativo Meu DigiSUS, os usuários podem acompanhar consultas e exames, localizar unidades de saúde, e checar a posição na fila do Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo.

Disponível para aparelhos com sistemas operacionais Android e iOS, a ferramenta já foi baixada por 1,2 milhão de pessoas. A plataforma integra os dados enviados por 19,7 mil unidades básicas de saúde (UBS) de 3,7 mil municípios que são informatizadas e atendem a 106,1 milhões de pacientes.

Estratégia de Saúde Digital (e-Saúde) para o Brasil: digiSUS

O digiSUS é a estratégia do Ministério da Saúde (MS) de incorporação da saúde digital (e-Saúde) como uma dimensão fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio da disponibilização e uso de informação abrangente, de forma precisa e segura; a ação visa à melhoria constante da qualidade dos serviços, dos processos e da atenção à saúde.

Em todo o mundo, o uso da Saúde Digital tem constantemente mudado a forma de organização e disponibilização dos serviços de saúde. Iniciativas como o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o Registro Eletrônico de Saúde (RES) são exemplos deste cenário.

Neste contexto, é que o Ministério da Saúde (MS) institui a estratégia de saúde digital no Brasil – digiSUS: uma iniciativa formada a partir de experiências historicamente acumuladas por um conjunto de atores (gestores; especialistas; pesquisadores; representantes de entidades e de conselhos de classe) envolvidos no desenvolvimento de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) em saúde.

Aprovado pela Resolução CIT nº 19, de 22 de junho de 2017, da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), o documento da estratégia, que se alinha às diretrizes e princípios do SUS e à política brasileira de governo eletrônico, propõe uma visão de e-Saúde e descreve mecanismos contributivos para sua incorporação ao SUS.

Com o objetivo de aumentar a qualidade e ampliar o acesso à atenção, a implementação desta estratégia se traduz em projetos e ações inseridos na abordagem digiSUS, que, por meio de um resgate histórico de conceitos e experiências estruturados nacional e internacionalmente, intencionam agilizar o atendimento e melhorar o fluxo de informações para apoio à decisão em Saúde.

Aqui, nesta área do digiSUS, você encontrará as seguintes informações:

COMO BAIXAR?

ANDROID

IOS