Sisu oferece mais de 56 mil vagas com chances para Salvador e 21 cidades do interior

Autor: Com informações da Agencia Brasil

Publicada em


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior para o segundo semestre deste ano.

Na Bahia, há vagas para as cidades de Alagoinhas, Amargosa, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Cachoeira, Camaçari, Conceição do Coité, Cruz das Almas, Feira de Santana, Itapetinga, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santa Inês, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Valença e Vitória da Conquista.

O número de vagas aumentou 1,5% em relação às cerca de 55,6 mil ofertadas no segundo semestre do ano passado. Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e não tiraram zero na redação.

Segundo a secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, atualmente há mais de 1 milhão de vagas remanescentes de processos anteriores do Sisu. O ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante havia anunciado a criação do Sisu das vagas remanescentes para ocupar pelo menos 150 mil vagas ociosas nas redes federal e estadual de ensino superior.

Perguntada se a pasta manterá a proposta, Maria Helena disse que a questão está sob análise. De acordo com a ministra, cerca de 110 mil dessas vagas foram ocupadas no remanejamento.

“O que faremos é analisar quais são as áreas em que é possível abrir o remanejamento de vagas. O Brasil é um dos mais atrasados do mundo em relação a remanejamento de vagas no ensino superior”, afirmou Maria Helena. “O ministro anterior abriu esse sistema apenas para a área de formação de professores. Pode ser que não seja suficiente para absorver as vagas existentes. O que vamos analisar é como podemos otimizar”, acrescentou.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira (30/5) até o dia 2 de junho na internet, no site do Sisu. As vagas já estão disponíveis para consulta.