SineBahia reúne coordenadores regionais em Salvador

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Coordenadores regionais do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia) estarão reunidos, nesta terça (12) e quarta-feira (13), no Hotel Bahiamar, no Jardim de Alah, em Salvador, para traçar as estratégias de construção de um mapa de captação de vagas ao alcance das metas de 2016.

“O objetivo da Setre [Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte] é dialogar internamente sobre a conjuntura atual do mercado de trabalho; orientar sobre as mudanças no seguro-desemprego doméstico; e apresentar a metodologia para o processo de intermediação do programa de Aprendizagem e Primeiro Emprego”, antecipou o secretário estadual do Trabalho, Álvaro Gomes.

A reunião técnica vai considerar as estratégias de ação e as dificuldades a serem enfrentadas pelos coordenadores do SineBahia nos próximos meses. Promovido pela Setre, o encontro foi convocado pela Superintendência de Desenvolvimento do Trabalho (Sudet), que espera reunir cerca de 50 pessoas no evento.

Participação

Participarão do encontro supervisores da Coordenação de Intermediação para o Trabalho e Seguro-Desemprego (COINSD) e coordenadores do SineBahia dos municípios de Salvador, Alagoinhas, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Brumado, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e dos que compõem a Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A proposta de trabalho também envolve a elaboração dos planos de ação de cada Coordenação Regional, com a identificação das empresas e dos segmentos de economia, onde existem ofertas de emprego; o período previsto para realizar a captação; e como será feita a articulação para que as vagas sejam captadas. Além, é claro, da abordagem das dificuldades e das soluções que poderão influenciar as ações na consecução do que será planejado.

Parcerias

Ano passado, o SineBahia reforçou sua relação com as empresas parceiras, buscando ampliar as oportunidades de vagas no estado. Hoje, são mais de 2,3 mil empresas parceiras e o trabalho executado no período de janeiro a dezembro de 2015 resultou em mais de 79 mil vagas ofertadas na Bahia, sendo 30 mil na capital. Cerca de 170 mil foram encaminhados para processos seletivos, dos quais quase 78 mil apenas em Salvador.

Atualmente, a rede de serviços do SineBahia conta com 119 unidades distribuídas em 107 municípios, onde são oferecidos os serviços de intermediação para o trabalho, habilitação ao seguro-desemprego, cursos e oficinas de qualificação e emissão de documentos.