Sine Fácil ajuda trabalhador na busca por vagas de emprego – App supera marca de 2 milhões de downloads

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Sine Fácil ajuda trabalhador na busca por vagas de emprego - App supera marca de 2 milhões de downloads
Sine Fácil ajuda trabalhador na busca por vagas de emprego – App supera marca de 2 milhões de downloads – Foto: Reprodução

Criado em maio de 2017, o aplicativo do Sine Fácil superou os 2 milhões de downloads, permitindo que 840 mil trabalhadores fossem encaminhados a entrevistas de emprego. Pela ferramenta, disponível nos sistemas Android e iOS, é possível registrar o currículo, consultar vagas e acompanhar o resultado de processos seletivos.

Como usar?

Para usar a ferramenta pela primeira vez, o trabalhador deve baixar o Sine Fácil e efetivar o cadastro com um QR code. O código está disponível no site Emprega Brasil, no documento de rescisão contratual, no formulário de solicitação do seguro-desemprego e também pelo portal Cidadão.

Segundo a coordenadora da Rede de Atendimento do Ministério do Trabalho, Letícia Moreira, a quantidade de downloads revela a aceitação do aplicativo e as facilidades e a motivação pela busca de emprego que ele traz ao usuário.

O Sine Fácil foi desenvolvido pela Dataprev. De acordo com o Ministério do Trabalho, para fazer uso da ferramenta:

“O trabalhador precisa ter um código de acesso (QR Code); que pode ser obtido no portal Emprega Brasil ou nas unidades de atendimento do Sine”; explica, em nota, o órgão.

Ferramenta

“A ferramenta faz parte de um pacote de serviços digitais que auxiliam o trabalhador, como a Escola do Trabalhador; o Seguro Desemprego Web e a Carteira de Trabalho Digital”; enfatiza o ministro do Trabalho em exercício, Helton Yomura.

Ele acrescenta que a pasta criou o aplicativo após identificar que havia vagas disponíveis no mercado, mas as informações não chegavam ao conhecimento dos cidadãos que buscam trabalho e emprego.

Download

O aplicativo é gratuito e está disponível na versão para Android e, em breve, também para iOS. Para utilizar, o trabalhador deverá obter um código de acesso (QR Code). Esse código pode ser solicitado no termo de homologação da rescisão de contrato; na solicitação do seguro desemprego, no portal Emprega Brasil ou nas unidades de atendimento do Sine.

Como o código de acesso é individual, a segurança das informações é garantida.

Após instalar o aplicativo no seu celular ou tablet; o trabalhador deverá digitalizar o código utilizando a câmera fotográfica do aparelho celular.

FAÇA O DOWNLOAD:

iOS

Android