Sesab e VSBA oferecem Feira Cidadã com serviços e atendimentos gratuitos

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Sesab e VSBA oferecem Feira Cidadã com serviços gratuitos
Sesab e VSBA oferecem Feira Cidadã com serviços gratuitos – Foto: Camila Souza / GOVBA

A 13ª edição da Feira Cidadã, que oferece serviços de saúde e sociais, chegou ao município de Amargosa nesta quinta-feira feira (16/05), com expectativa de atender cerca de sete mil pessoas até amanhã (17/05). As unidades móveis estão estacionadas na Praça do Bosque e começaram a atender a partir das 8 horas.

Serviços gratuitos

Organizada através de uma parceria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a feira oferta mamografia; atendimento odontológico; consulta com oftalmologista; triagem para cirurgia de catarata com doação dos óculos; ultrassonografias de mama, abdome total; tireoide; vias urinárias; próstata via abdominal; partes moles e transvaginal; eletrocardiograma; raio-X de tórax.

O município também disponibiliza serviços de saúde durante a Feira como orientação nutricional, teste rápido, preventivo, aferição de pressão arterial, glicemia, imunização, dentre outros.

Documentos necessários

Para serem atendidos, todos os pacientes devem levar carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Na oportunidade, também é possível retirar a segunda via da Carteira de Identidade (RG).

Sobre a Feira Cidadã

De acordo com o prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, essa iniciativa do governo do Estado é muito importante para os municípios, pois ajuda a desafogar as demandas de saúde que, segundo ele, são muitas por conta do envelhecimento da população e também pelo “momento de crise em que o país está passando, fazendo com que a população procure mais pelos atendimentos disponibilizados na iniciativa pública”.

Evaldo Almeida Gomes, coordenador da Feira, explica que a partir dessa etapa, o projeto Mutirão de Cirurgias, lançado em 2016, passa a integrar a Feira Cidadã. Quem tiver o indicativo para uma das seguintes cirurgias: hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia, colecistectomia, já sai com o procedimento agendado. Para isso é necessário trazer todos os exames pré operatórios.

Próxima cidade

Depois de Amargosa, a Feira Cidadã será realizada em Cruz das Almas, nos dias 23 e 24 de maio (quinta-feira e sexta-feira).