SENAI tem 950 vagas em cursos gratuitos de aprendizagem industrial – Inscrições abertas

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


SENAI abre inscrições para 950 vagas em cursos gratuitos de aprendizagem industrial
SENAI abre inscrições para 950 vagas em cursos gratuitos de aprendizagem industrial – Foto: Reprodução

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI),  abriu inscrições para 950 vagas para cursos gratuitos de aprendizagem industrial básica na Bahia. Antes de mais nada, entenda o que é Aprendizagem Industrial, a quem se destina, formas de oferta, os cursos oferecidos, requisitos e processo seletivo.

Há oportunidades nas cidades de Alagoinhas; Barreiras; Caetité; Camaçari; Feira de Santana; Ilhéus; Jacobina; Juazeiro; Lauro de Freitas; Luis Eduardo Magalhães; Porto Seguro; Riachão do Jacuípe; Salvador; Santo Antônio de Jesus; Valença e Vitória da Conquista.

O que é Aprendizagem Industrial?

Os cursos de aprendizagem industrial de nível básico são cursos de qualificação inicial, destinados a jovens com idade entre 14 anos e 21 anos (idade máxima para conclusão). Estão vinculados a uma legislação, destacando a Lei 10.097, de dezembro/2000, e o Decreto 5.598, de dezembro/2005. Os alunos desses cursos podem firmar contratos de aprendizagem com indústrias contribuintes do SENAI.

A quem se destina?

Os cursos de aprendizagem se destinam a jovens com idade mínima de 14 ou 18 anos, a depender do curso, e máxima de 21 anos (idade máxima para conclusão). Essa idade máxima não se aplica às pessoas com deficiência, nos termos do parágrafo único, art. 2º, do Decreto nº 5.598/05. Para se matricular nos cursos de aprendizagem, os jovens devem estar cursando ensino regular ou ter ensino médio concluído. Dessa forma, não podem ter abandonado os estudos.

Formas de oferta

Os cursos de aprendizagem industrial de nível básico são ofertados pelo SENAI DR/BA de duas formas:

1 – Por meio de Processos Seletivos (com ofertas trimestrais) direcionados à comunidade. Nessas turmas, as empresas contribuintes podem tanto reservar vagas e indicar seus aprendizes, quanto contratar os jovens convocados nos processos seletivos.
2 – Por meio de Turmas Fechadas direcionadas às empresas contribuintes. Para essas turmas, as empresas indicam seus aprendizes atendendo aos critérios de idade e escolaridade estabelecidos nos planos de curso.

Cursos SENAI

Os cursos oferecidos são: Assistente Administrativo; Assistente de Produção; Auxiliar de Operações Logísticas; Costureiro Industrial do Vestuário; Eletricista Industrial; Inspetor de Análise da Qualidade; Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais; Mecânico de Usinagem Convencional; Montador e Reparador de Microcomputador; Operador de Suporte Técnico em TI.

Requisitos

Os candidatos devem ter de 14 a 21 anos ou de 18 a 21 anos para participar, a depender do curso escolhido. Não há taxa de inscrição para o processo seletivo. As aulas terão início entre os meses de outubro de 2018 a janeiro de 2019.

Processo seletivo

Os candidatos aprovados no processo seletivo poderão ser contratados como aprendizes pelas indústrias. Conforme determina a legislação, os alunos com contratos de aprendizagem cumprirão ainda uma etapa prática na empresa por uma carga horária igual ou maior que a fase escolar do SENAI.

Como realizar inscrições para 950 vagas em cursos gratuitos de aprendizagem industrial?

Dessa forma, as inscrições devem ser feitas até o dia 26 de agosto, no site da instituição.

Confira o edital.

SENAI inscrições para 950 vagas em cursos gratuitos de aprendizagem industrial estão abertas
SENAI inscrições para 950 vagas em cursos gratuitos de aprendizagem industrial estão abertas – Foto: Divulgação