Cursos gratuitos: SENAI abre mais de 550 vagas para aprendizagem industrial na Bahia

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Senai oferece mais de 550 vagas em cursos gratuitos de aprendizagem industrial
Foto: Divulgação / SENAI
SENAI

Trabalhadores e estudantes que desejam aperfeiçoar conhecimentos ou se profissionalizar em alguma área de conhecimento, podem se inscrever para uma das 556 vagas oferecidas pelo SENAI-BA.

As inscrições já estão abertas para os cursos gratuitos de aprendizagem industrial básica 2018.2. O prazo é até o dia 26 de junho, ou até ser atingido o número máximo de 10 inscritos por vaga. As oportunidades estão distribuídas em 11 cursos, ofertadas em Salvador.

Os cursos de aprendizagem industrial de nível básico ofertados são: Agente de Gestão de Resíduos Sólidos Industriais e Urbanos; Assistente Administrativo; Auxiliar de Obras de Edificações; Auxiliar de Operações Logísticas; Desenhista Técnico; Editor Gráfico; Eletricista Industrial; Mecânico de Manutenção de Automóveis; Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais; Operador de Processos Industriais; Operador de Suporte Técnico em TI.

Os candidatos aprovados no processo seletivo poderão ser contratados como aprendizes pelas indústrias. Conforme determina a legislação, os alunos com contratos de aprendizagem cumprirão ainda uma etapa prática na empresa por uma carga horária igual ou maior que a fase escolar do Senai.

As unidades onde os cursos serão oferecidos e outras informações estão disponíveis no edital, que pode ser acessado no site do Senai-BA.

Veja as vagas disponíveis na página de empregos do N1 BAHIA.

Como funciona?

Os cursos de aprendizagem industrial de nível básico são cursos de qualificação inicial, destinados a jovens com idade entre 14 anos e 21 anos (idade máxima para conclusão). Estão vinculados a uma legislação, destacando a Lei 10.097, de dezembro/2000, e o Decreto 5.598, de dezembro/2005. Os alunos desses cursos podem firmar contratos de aprendizagem com indústrias contribuintes do SENAI. O contrato de aprendizagem define-se por:

Os cursos de aprendizagem são gratuitos para os alunos e oportunizam o início de uma carreira profissional.

Uma vez sendo convocado, você precisará identificar no site do SENAI o local e endereço de matrícula e levar os documentos abaixo:

  1. original e cópia de atestado de conclusão ou histórico escolar do Ensino Médio, ou comprovante de que  está cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, ou equivalente, conforme o requisito do curso;
  2. CPF próprio do candidato, independente da idade (original e cópia);
  3. original e cópia da carteira de Identidade (RG);
  4. duas (2) fotos 3×4, recentes e iguais;
  5. original e cópia de comprovante de residência com CEP;
  6. original e cópia das páginas de identificação da Carteira de Trabalho (CTPS), independente da idade;
  7. o candidato com deficiência deve apresentar laudo médico atestando o tipo e o grau ou nível da deficiência.

Às aulas iniciam no dia 06/08/2018.

Inscrições

Os candidatos devem ter de 14 a 21 anos ou de 18 a 21 anos, a depender do curso escolhido. Não há taxa de inscrição para o processo seletivo. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet. As aulas terão início em agosto.