SENAI-BA abre inscrições para 1.833 vagas em cursos gratuitos

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Começam hoje (20) e prosseguem até o dia 22 de maio as inscrições para o processo seletivo dos cursos de aprendizagem industrial de nível básico e técnico, oferecidos pelo SENAI Bahia. No total, são 1.833 vagas nos cursos, em ambos os níveis. Todos os cursos são gratuitos e não há taxa de inscrição para o processo seletivo.

Para os cursos de nível básico serão oferecidas 1.433 vagas, distribuídas em 38 turmas em diferentes áreas, contemplando 18 municípios baianos. Já para os cursos técnicos serão oferecidas 400 vagas, distribuídas em 10 turmas, também em diferentes áreas, contemplando nove municípios baianos.

Os cursos de nível básico são para Almoxarife, Assistente Administrativo, Assistente de Produção, Auxiliar de Laboratório de Análises Físico, Auxiliar de Obras de Edificações, Auxiliar de Operações Logísticas, Costureiro Industrial do Vestuário, Editor Gráfico, Eletricista Industrial, Impressor Offset, Mecânico de Manutenção de Automóveis, Mecânico de Manutenção de Máquinas, Mecânico de Usinagem Convencional,, Montador e Reparador de Microcomputador , Operador de Processos Industriais , Operador de Sonda Plataformista , Operador de Suporte Técnico em TI , Padeiro Confeiteiro, Transformador de Resinas Plásticas.

Já para os cursos técnicos há vagas para Técnico em Eletromecânica, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Mecânica, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Agroindústria, Técnico em Telecomunicações, Técnico em Logística, Técnico em Edificações , Técnico em Eletroeletrônica e Técnico em Química

Há oportunidades para as cidades de Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilheus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luis Eduardo Magalhães, Salvador, Vitória da Conquista, Alagoinhas, Barreiras, Dias D’Ávila, Eunápolis, Jacobina, Jequié, Senhor do Bonfim, Simões Filho  e Teixeira de Freitas.

As aulas terão início em julho de 2016, de segunda à sexta-feira, podendo acontecer também aos sábados, nos locais estabelecidos pelo SENAI. Os alunos aprovados no processo seletivo poderão ser posteriormente contratados como aprendizes pelas indústrias. Conforme determina a legislação, os alunos com contratos de aprendizagem cumprirão ainda uma etapa prática na empresa por uma carga horária igual à fase teórica.

Inscrições

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet.

Para cursos de nível médio inscreva-se aqui.

á para curso técnico inscreva-se aqui.

A lista completa destes cursos está disponível nos editais.

Os cursos de aprendizagem industrial são oferecidos pelo SENAI, conforme a demanda do setor industrial, para atender à legislação que regulamenta a contratação de aprendizes – Lei nº 10.097/2000 e o Decreto nº 5.598/2005. Com exceção de micro e pequenas empresas, todos os estabelecimentos, de qualquer natureza, são obrigados a empregar e matricular um número de aprendizes equivalente a 5% no mínimo e 15% no máximo dos seus empregados, cujas funções demandam formação profissional.