Semana começa com poesia, fotografia e música nos espaços culturais

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Oficinas, saraus, exposições, vídeos, brincadeiras e diversas atividades artísticas fazem parte da programação dos espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) no mês de julho. Em Salvador, a segunda-feira (4) começa animada, com a exposição fotográfica ‘Pé na Terra dos Palhaços’ e o ‘Sarau de Itapuã, na Casa da Música’, às 18h. Na região metropolitana tem oficina de teatro, no Cine Teatro Lauro de Freitas, às 19h, e no interior, a oficina de balé infantil e de violão e teclado na Casa de Cultura de Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá.

Nesta terça, o Espaço Cultural Alagados, na capital, com a sua Gibiteca, retoma o projeto Corredor da Poesia, desenvolvendo bate-papos entre jovens do bairro do Uruguai, às 18h30. A Gibiteca segue também no espaço com resgate de brincadeiras e músicas antigas desconhecidas pelas crianças por todo mês.

A Companhia Pé na Terra, grupo de palhaçaria e circo, realizou no ano de 2015 o projeto ‘Pé de Circo no parque’, envolvendo quatro parques da cidade de Salvador – o Metropolitano de Pituaçu, o Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, o Parque da Cidade e o Parque São Bartolomeu. O grupo, então, resolveu levar ao público o resultado da iniciativa com exposição de fotos na Casa da Música de Itapuã além de espetáculos, cortejo circense, exposição de vídeos do projeto e um bate-papo formativo. O espaço também realiza apresentações musicais com recital de poesias e performances via projeto Sarau de Itapuã, quinzenalmente, sempre às segundas-feiras.

Oficinas e Literatura

No Cine Teatro Lauro de Freitas, a oficina gratuita ‘O Corpo é a Voz’ desenvolve a conscientização da voz e a descoberta de novas possibilidades vocais com uso de exercícios de voz e corporais e atividades lúdicas, nestas segunda e quarta ( 4 e 5) e nos dias 11, 13, 18 e 20, às 19h. Na Casa de Cultura de Mutuípe, ocorre oficina de balé infantil todas às segundas e quartas-feiras, desta segunda (4) ao dia 20, às 9h, 10h, 11h, 14h e 15h. No mesmo espaço, o professor Paulo Silva oferece oficinas de música nas modalidades de violão e teclado, sempre às segundas e terças-feiras, às 14h e 19h, desta segunda ao dia 26. As inscrições podem ser feitas na Casa de Cultura de Mutuípe.

A Gibiteca do Espaço Cultural Alagados desenvolve com crianças e adolescentes leituras e brincadeiras que despertam o protagonismo infanto-juvenil, possibilitando o conhecimento de como construir um brinquedo e das formas do brincar. Além disso, o senso crítico e a socialização, por meio da aceitação às regras impostas pelas brincadeiras e do espírito cooperativo.

Com entrada gratuita, a programação segue todo mês de julho, às terças e quartas, das 9 às 11h e das 14 às 16h. Já o Corredor da Poesia, amplia a ocupação da Gibiteca, com esta ação que propõe conversas e poesias entre os jovens do bairro Uruguai, nos dias 5 e 19, às 18h30. Neste mês a Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador marca presença, reunindo instituições, de forma democrática e participativa, com a missão de incentivar a leitura literária. Mais informações estão disponíveis no site da Secult. www.cultura.ba.gov.br