Secti e Fiocruz assinam termo para instalação de Centro no Parque Tecnológico

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Uma nova estrutura da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/BA) será instalada no Parque Tecnológico da Bahia: o Centro de Integração de Dados e Conhecimento para Saúde (CIDCS). Para oficializar a entrega das três salas que abrigarão o equipamento, o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), Manoel Mendonça, e o diretor da Fiocruz, Manoel Barral Netto, assinam, às 14h30 desta sexta-feira (29), um termo de cessão, na sede da secretaria.

Instalado em uma área de exatos 187,59 metros quadrados, no Tecnocentro Bautista Vidal – principal edificação do Parque -, o Centro vai, a partir de dezembro deste ano, congregar pesquisa, capacitação e democratização do conhecimento. Um dos objetivos primordiais é contribuir para o aprimoramento e o subsídio de políticas públicas, ao possibilitar a realização de estudos e avaliações de programas governamentais.

Outra importante contribuição do Centro ocorrerá no campo científico, por meio da introdução e operacionalização do conceito de ciência aberta, que diz respeito ao movimento que busca tornar a pesquisa científica e a divulgação de dados abertos a todos os setores da sociedade, com a lógica de permitir que o conhecimento e as informações geradas sejam acessíveis aos diversos grupos de cientistas, estudantes e profissionais das áreas afins.