Saúde sem Fronteiras atende gratuitamente em quatro municípios da Bahia

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Saúde sem Fronteiras atende gratuitamente em quatro municípios da Bahia
Saúde sem Fronteiras atende gratuitamente em quatro municípios da Bahia – Foto: Carol Garcia / GOVBA

Na próxima semana, o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama visitará mais quatro municípios da região oeste da Bahia: Baianópolis, Formosa do Rio Preto, Cotegipe e Tabocas do Brejo Velho. A ação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) promove a realização de mamografia, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama, para mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária mais propensa ao aparecimento da doença.

Nos quatro municípios serão atendidas 3.614 mulheres. As interessadas devem levar a carteira de identidade ou um documento com foto, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. Os exames serão realizados em unidades móveis, equipadas com mamógrafos de última geração.

Em Baianópolis, o atendimento começa na segunda-feira (11) e prossegue até o dia 16; a unidade móvel estará estacionada na Praça Juarez de Souza, nas proximidades da Secretaria Municipal de Saúde. Já em Formosa do Rio Preto, a unidade móvel ficará de 14 a 22 de fevereiro, na Praça Dr. Altino Lemos Santiago (praça do hospital). Em Cotegipe, o atendimento será de 15 a 22 de fevereiro, na unidade móvel estacionada na Praça Central; na Quadra Sinesistra. Por fim, em Tabocas do Brejo Velho, a ação será de 18 a 23 de fevereiro; na unidade móvel estacionada na Praça Castro Alves.

O programa

O Saúde sem Fronteiras é um programa do Governo do Estado, por meio da Sesab, que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico ocorrerá em unidades de alta complexidade em oncologia. O programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.