São João na região metropolitana terá Gigantes do Brasil e outras atrações

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


cal-752x440

Entre os dias 23 e 26 de junho, Mata de São João, na região metropolitana de Salvador será palco de um São João caipira, colorido, tradicional e totalmente nordestino. Pertinho da capital, mas com todo jeitinho de festa junina do interior, Mata fica a 56 km de Salvador. Na Sede e no Litoral, as pessoas já se mobilizam para realizar os festejos.

Na Sede, o destino de quem vai curtir o arrasta-pé é a “Espaço da Alegria”, uma área com capacidade para receber mais de 20 mil pessoas com total infra-estrutura: segurança, banheiros químicos e posto médico. No local, será montado um verdadeiro “Arraiá”, com caramanchão, além de casinhas cenográficas que vão garantir as comidas e bebidas típicas: licor, quentão, bolo, milho, mingau. As noites vão ser animadas por grandes nomes da música nordestina, como a amazonense Márcia Felipe, a banda baiana de pé de serra Jerimum Assado, Os Gigantes do Brasil – antiga Calcinha Preta, e o sertanejo da Torres da Lapa.

Serão montados dois palcos, o principal e um dentro do caramanchão, que vai agitar os intervalos dos shows. Além das grandes atrações, o público vai contar com trios de forró e artistas locais que vão puxar o fole e fazer muita gente dançar o xote, o xaxado, o baião e muitos outros ritmos. O São João é uma das maiores festas da Cidade, e este ano, Mata está preparada para receber o dobro de visitantes, uma vez que, as cidades vizinhas (Dias D’Ávila e Pojuca), não irão promover festejos juninos.

Por ter um público apaixonado por Cavalgada e Vaquejada, a festa vai contar com estilo musical direcionado, com as bandas Arreio de ouro e Sela Vaqueira. A diversidade de estilos garante uma festa democrática e deixa a certeza de que Mata promove o maior São João da região.

São João no Litoral – Em Praia do Forte e Imbassaí, o “arraiá” tem o gostinho das noites frias do Sertão, que precisam de licor, quentão e muito forró pra dançar e se esquentar. Os vilarejos oferecem uma festa diferenciada, com uma prainha durante o dia e festa junina pela noite.

Uma típica decoração vai enfeitar os principais destinos do Litoral Norte, que, nesta época, recebem bandeirolas e fogueiras, tudo para homenagear São João. Restaurantes de comida japonesa, chinesa e italiana misturam-se às barraquinhas tradicionais que comercializam canjica, mingau, milho cozido e muitas outras iguarias juninas que agradam ao paladar dos baianos e turistas. Em Praia do Forte, a festa vai ser realizada na Praça da Alegria. Em Imbassaí, os festejos serão realizados na Praça da Cultura.

O Forró no bloco – No dia 26 de junho, a festa junina será encerrada com o tradicional desfile do bloco Espantalho. Uma festa que cresce a cada ano e que começou como uma brincadeira entre amigos em 2004. Alguns jovens decidiram convidar os parentes e vizinhos para percorrer as principais ruas da cidade atrás de um sanfoneiro. O grupo que partiu com apenas 20 pessoas chegou ao destino final com mais de 50.

O sucesso da proposta estimulou os amigos que passaram a chamar a brincadeira de Espantalho. Hoje, com 12 anos, o bloco desfila com cerca de 8 mil integrantes, entre pipoca e associados que dançam muito forró pé de serra durante umas 4 horas de festa. Neste ano, quem vai ditar o ritmo do bloco será a banda Frutos Nordestinos e o forrozeiro Jó Miranda. A concentração do bloco será no Parque da Cidade, a partir das 15h e o final do desfile acontece no Espaço da Alegria.

Como chegar – Partindo de Salvador pela BR-324, segue até o posto policial próximo a Simões Filho, pega a BA-093 e entra na segunda à direita até Mata de São João. A sede do município fica entre Dias D’Ávila e Pojuca, na BA-093. Para chegar à Praia do Forte e a Imbassaí, quem está em Salvador deve seguir pela Estrada do Coco, passar pelo pedágio e seguir na Linha Verde, após Itacimirim.

PROGRAMAÇÃO:

SEDE – Espaço da alegria

23/06 – Quarta-Feira
Quadrilha dos idosos de Mata de São João
Forró Jorge
Jerimum Assado
Prate forró
Forró MP3
Prate Forró
Marcia Fellipe

24/06 – Quinta-Feira
Banda Charme
Traquinagem
Sela Vaqueira
Banda Ritmos
Ricardo Vianna
Banda Ritmos
Arreio de Ouro

25/06 – Sexta-Feira
Fino Xote
Banda Sheik
Torres da Lapa
Dalezabumba
Chamego Bom
Dalezabumba
Gigantes do Brasil

26/06 – Sábado
Bloco Espantalho:
Frutos Nordestinos
Jó Miranda

**********************************

PRAIA DO FORTE – Praça da Alegria

23/06 – Quarta-Feira
Ricardo Vianna
Lorena e Banda
Forró Kassuá

24/06 – Quinta-Feira
Chamego Bom
Forró Jorge
Forró MP3

25/06 – Sexta – Feira
Trio Imbassaê
Pet Dauê
Forró do Miagui
Beto Pitombo

**********************************

IMBASSAÍ – Praça da Cultura

23/06 – Quarta – Feira
Apresentação de Quadrilha
Forró Kassuá
Ricardo Vianna

24/06 – Quinta-Feira
Apresentação de Quadrilha
Forró MP3
Chamego Bom

25/06 – Sexta-Feira
Apresentação de Quadrilha
Beto Pitombo
Trio Imbassaê

Veja outras festas da região metropolitana