Saiba consultar seu saldo do FGTS e descubra se dá para sacar o dinheiro disponível

Autor: N1 BAHIA com informações de Correio

Publicada em


Consulta pode ser feita pelo aplicativo do FGTS, disponibilizado pela Caixa (Foto: Thaís Lima/G1)

 

O anúncio de que os trabalhadores poderão retirar os recursos das contas inativas do FGTS provocou uma corrida ao site do fundo na internet. A procura foi tanta que a página ficou instável. Porém, há outras possibilidades para o trabalhador saber se tem conta inativa e qual é o saldo desta conta. Uma delas é por e-mail, que deve ser cadastrado no site da Caixa. O banco vai enviar o saldo de suas contas.

Entenda

Apesar do NIS do trabalhador ser único, cada empregador abre uma conta diferente em seu nome. Outra possibilidade é pelo aplicativo FGTS Fácil para celulares e tablets. Para acessá-lo é preciso ter o número do NIS, que pode ser localizado nos extratos do FGTS, cartão do PIS, carteira de trabalho, cartão do cidadão ou com o empregador.

Com o número do NIS, o trabalhador precisa fazer um cadastro que exige número do CPF, identidade e do título de eleitor. O aplicativo permite o acompanhamento da regularidade dos depósitos. Há, ainda, a maneira mais tradicional, que é  a visita presencial a uma agência física da Caixa. Neste caso também é preciso levar o número do NIS. Outra alternativa é o internet banking, pode onde os correntistas encontram a área do FGTS e consultam seu saldo.