Saiba como viajar de graça em 3 passos – Veja quais documentos utilizar

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Já completou 60 anos? Saiba como viajar de graça em 3 passos
Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Idosos, pessoas com deficiência, jovens e crianças podem viajar de ônibus pelo Brasil sem pagar nada. Toda empresa que oferece viagens interestaduais, ou seja, de um estado para outro, é obrigada a reservar vagas gratuitas nessas linhas.

As regras variam conforme a categoria. Confira abaixo como solicitar sua passagem e conhecer os principais destinos do País sem pagar nada.

Idosos

Se você completou 60 anos de idade, já pode emitir sua Carteira do Idoso e fazer viagens interestaduais de ônibus pagando metade do valor da passagem ou até mesmo de graça. O documento é direito de qualquer cidadão acima desta idade e com renda individual de até dois salários mínimos. Siga esses passos:

1. Solicite sua carteira do idoso

Antes de mais nada, é preciso estar inscrito no Cadastro Único do governo federal. Clique aqui para saber o que é necessário para fazer o cadastro. Junte seus documentos e vá até o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo.

2. Aguarde a emissão do documento

Entre o dia da solicitação e o dia em que estará com sua Carteira do Idoso em mãos, pode haver um prazo de até 90 dias. Mas não se preocupe: enquanto o documento definitivo não chega, você pode pedir uma declaração provisória, que terá validade por até 180 dias.

3. Fique atento aos prazos

A passagem gratuita ou com desconto deve ser solicitada diretamente no guichê da empresa de ônibus. Essa solicitação pode ser feita a partir de 30 dias úteis antes da viagem até 3 horas do horário de partida. Respeitados esses prazos, as empresas devem reservar duas vagas gratuitas para idosos. Caso estes assentos estejam preenchidos, o idoso na condição acima terá direito, a qualquer momento, ao desconto mínimo de cinquenta por cento.

Dúvidas? Consulte a cartilha de perguntas e respostas da ANTT sobre viagem interestadual de idosos.

Pessoas com Deficiência

Podem viajar sem pagar nada: pessoas com deficiência física, mental, visual ou auditiva e comprovadamente carentes. Nesses casos, as empresas também reservam dois assentos em cada veículo do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros.

A aquisição do passe livre deve ser feita no site do Ministério dos Transportes, no endereço www.transportes.gov.br/passelivre, e fazer a requisição.

Jovens

Por meio do ID Jovem, jovens de baixa renda, na faixa etária de 15 a 29 anos, têm direito à gratuidade em viagens de ônibus. A carteirinha deve ser apresentada nos guichês das empresas. As informações para confeccionar a carteira estão no site da Caixa Econômica Federal.

As prestadoras dos serviços deverão reservar, em linhas regulares, duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto mínimo de 50% em cada veículo ou comboio ferroviário de serviço convencional de transporte interestadual de passageiros.

Crianças

Criança de até seis anos incompletos, acompanhadas por responsável, não pagam nada, desde que não ocupem poltrona.