Sabadão Solidário comemora Dia Mundial do Doador de Sangue em Salvador

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado no dia 14 de junho em todo o mundo. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o intuito de sensibilizar as pessoas e lembrá-las deste gesto que ajuda a salvar várias vidas.

Para celebrar a data, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) receberá vários grupos de doadores em mais uma edição do evento “Sabadão Solidário”, no próximo dia 11, no hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE, em Salvador. O atendimento aos candidatos acontecerá em horário diferenciado, das 07h30 às 18h30.

Os grupos JEDI (Star Wars), Novo Império 501, Chicleteiro Tem Sangue Bom, Embaixada São Paulinos Bahia e Grupo Adventista da Promessa pretendem levar um grande número de doadores na unidade central da Hemoba para doar sangue, fazer cadastro de medula óssea e também incentivar novos doadores.

A iniciativa visa fortalecer os estoques de hemocomponentes nos hospitais da capital e interior da Bahia, sobretudo, no período que antecede os festejos juninos.

Para ser doador

É preciso que os candidatos compareçam portando documento original com foto, que pesem acima de 50 kg, estando bem descansados e alimentados. É preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.