Roubos de veículos têm redução de 14% no primeiro semestre de 2016

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


A Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) constatou a redução de redução de 14% no índice referentes a roubos de veículos, em Salvador, no primeiro semestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados divulgados pela SSP, na terça-feira (12), indicam diminuição mais expressiva na Área Integrada de Segurança Pública da Boca do Rio, formada por esse bairro e mais Pituaçu, Stiep, Costa Azul e Jardim Armação, onde o percentual chegou a 34,2%.

De 1º de janeiro a 30 de junho deste ano foram contabilizados 3.102 delitos contra 3.631 em 2015, uma diferença de 529 roubos de veículos. Só em junho aconteceram 87 casos a menos na comparação com igual mês de 2015, ou seja, o equivalente 15,2% em relação ao mesmo mês do último ano. A Aisp/Nordeste de Amaralina, da qual fazem parte Chapada do Rio Vermelho, Santa Cruz, Nordeste, Vale das Pedrinhas e Amaralina, onde funcionam três Bases Comunitárias de Segurança (BCS), não houve esse tipo de ocorrência.

Ações de prevenção

A ampliação das ações de prevenção e combate a esta modalidade de crime, promovidas conjuntamente pelas polícias Civil e Militar, contribuiu decisivamente para a redução do número de furtos e roubos de carros, além de inibir a atuação de receptadores e de ‘casas de desmanches’, conforme a avaliação da Secretaria da Secretaria da Segurança Pública.

Os policiais costumam estudar os índices criminais e identificar horários e locais, em que mais ocorre roubo de veículos, informa o comandante da ‘Operação Apolo’, major PM André Pereira Borges. Segundo ele, este tipo de crime acontece principalmente entre 18h e 22h. “Após análise dos números, são montados Postos de Controle de Trânsitos (Pctran) em regiões estratégicas para abordar os veículos suspeitos”.