Registro profissional agora pode ser tirado na internet

Registros antigos continuam sendo válidos, de acordo com o MTPS; 14 categorias profissionais podem emitir o documento

Autor: iG

Publicada em


pagina da internet registro profissional iternet
Foto: Reprodução. Sistema Informatizado do Registro Profissional, no site do Ministério do Trabalho

 

A burocracia para ter acesso ao registro profissional foi reduzida. Em vez de ter que pegar filas para ir em algum posto do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) agora é  possível acessar o registo pela internet.

O processo inicial de encaminhamento do registro permanece o mesmo: é necessário entrar no site do Ministério do Trabalho e  preencher um formulário (link:http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/pages/solicitacoes/solicitarRegistro.seam) e depois levar pessoalmente os documentos pedidos. A partir daí,  que tem a mudança. Desde o acompanhamento do processo de análise do pedido até a impressão do registro, tudo pode ser feito pela internet.

Anteriormente, o trabalhador precisaria retornar aos postos do MTPS para pegar o documento. O MTPS concede registro profissional  para trabalhadores das seguintes profissões: agenciador de propaganda, arquivista, artista, atuário, guardador e lavador de veículos, jornalista, publicitário, radialista, secretário, sociólogo, técnico em arquivo, técnico em espetáculos de diversões, técnico de segurança do trabalho e técnico em secretariado.