Rastreamento do Câncer de Mama chega ao Centro Sul da Bahia

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


rastreamento do câncer de mama

Com o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso a serviços de saúde em toda a Bahia, o programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, da Secretaria da Saúde do estado (Sesab), atende desta terça a sábado (2 a 6) a mulheres residentes em Dário Meira, no centro sul baiano. No município, 870 mulheres estão dentro da faixa de 50 a 69 anos de idade para a realização do exame de mamografia.

O atendimento está sendo feito em unidade móvel estacionada na Praça Fugêncio Alves, das 7 às 18h. Para ser atendida, a mulher precisa levar documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. O programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, buscando a integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. O programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.