Rastreamento do Câncer de Mama atende mulheres em 2 municípios baianos

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), inicia nesta segunda-feira (22), as ações do programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama em Araçás (nordeste) e Bonito (centro sul). Nos dois municípios, 1.203 mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, estão aptas a realizar os exames de mamografia.

Para o atendimento as mulheres precisam apresentar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de residência. Em Araçás, de segunda a quinta-feira (22 a 25), a unidade móvel estará estacionada, das 7 às 18h, na Praça da Matriz, em frente à Prefeitura Municipal. Em Bonito, de segunda a sábado (22 a 27), na Praça Benedito Lima, na Pousada Olho D’Água.

De acordo com o diretor da Dipro, Ivonildo Dourado, nesta primeira etapa, as pacientes realizam a mamografia e, caso o exame seja inconclusivo, são encaminhadas para a segunda etapa do programa. “As mulheres que precisam de exames complementares para fechar o diagnóstico passam por consultas com mastologista e ultrassonografista. Já na segunda etapa, realizam punção e biópsia”.

O diferencial do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama é que as mulheres que tiverem exames positivos para a doença, serão imediatamente encaminhadas para uma unidade com atendimento em oncologia, onde realizam tratamento, seja à base de quimioterapia, radioterapia ou tratamento cirúrgico. “Estamos oferecendo o tratamento integral para as mulheres que tiveram o diagnóstico confirmado”, afirma Dourado.