ProUni abre inscrições e oferece novas chances em vagas remanescentes

Para participar do ProUni, os candidatos devem: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral

Autor: Guia do Estudante

Publicada em


prouni-remanescentes

O Ministério da Educação (MEC) abriu inscrições para as vagas remanescentes do ProUni (Programa Universidade para Todos) do segundo semestre 2016. Os candidatos interessados podem se inscrever nas bolsas até o dia 26 de agosto.

A seleção está aberta para todos os estudantes que tenham realizado qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, desde que tenham pelo menos 450 pontos de média e nota acima de zero na redação.

O Enem somente não é exigido para professores da educação básica que desejem concorrer aos cursos de licenciatura. Estudantes que já estejam cursando o ensino superior podem concorrer até o dia 14 de novembro.

Nesta edição, são 125.442 bolsas de estudo oferecidas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior. Das bolsas, 57.092 são integrais e 68.350 parciais. A segunda edição de 2016 do programa recebeu 1.215.768 inscrições de 627.978 participantes.

O ProUni

Para participar do ProUni, os candidatos devem: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente como bolsista integral; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino.

Pode concorrer à bolsa integral o candidato cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário-mínimo. As bolsas parciais são para os casos em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de três salários mínimos.

As inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico siteprouni.mec.gov.br.