Gratuito: Projeto oferece serviços de saúde em cinco bairros de Salvador – Veja locais e datas

Autor: Débora Souza

Publicada em


Foto: Carol Garcia/GOVBA

Até a próxima segunda-feira (26/2), moradoras de cinco bairros de Salvador poderão fazer exames preventivos e procedimentos para colocar o dispositivo intrauterino (DIU) ou realizar a laqueadura de trompas. A ação faz parte do projeto Feira Março Mulher, promovida pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) pelo segundo ano, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Hospital da Mulher.

No total, a ação vai promover 1,6 mil procedimentos gratuitos, com expectativa média de 350 atendimentos por dia. “Basta ver a quantidade de mulheres que estão aqui neste local para entender o quanto é difícil realmente conseguir fazer os exames”, acrescentou a dona de casa.

Nesta sexta (23), serão atendidas as moradoras da Liberdade, seguidas por São Caetano (sábado), Cajazeiras (domingo) e Periperi (segunda-feira). “Nós vamos aos bairros para encontrar as mulheres que necessitam dos procedimentos e encaminhá-las para que sejam feitas as inserções de DIU ou laqueadura durante a Feira Março Mulher, que vai acontecer entre os dias 10 e 13 de março, no Largo de Roma“, explicou a diretora das VSBA, Linda Cristina Carvalho.

Documentos
A diretora informou ainda que o exame preventivo foi o mais procurado na edição anterior da Feira Março Mulher. Com a antecipação do atendimento, é possível identificar algum tipo de problema durante o exame e iniciar o tratamento. Para participar da ação, é necessário que a mulher compareça ao local indicado com documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. Os atendimentos acontecem das 8h às 17h.

A coordenadora de Enfermagem do Hospital da Mulher, Solange Reis, ressaltou que a ação é importante “porque vamos para a comunidade onde a mulher reside, prestando os serviços com a qualidade que elas encontrariam no Hospital da Mulher, mas aqui na unidade móvel do Hospital da Mulher”.

As mulheres que realizaram o exame preventivo nos bairros serão encaminhadas para os procedimentos de inserção de DIU e da cirurgia de laqueadura durante a Feira Março Mulher. As cirurgias de laqueadura estarão disponíveis para mulheres a partir dos 25 anos e que possuírem dois ou mais filhos.

Calendário das ações nos bairros
Sexta-feira (23): bairro da Liberdade, no Largo da Lapinha
Sábado (24): bairro de São Caetano, na Praça Vicência Francisca
Domingo (25): Cajazeiras, no campo da Pronaica
Segunda-feira (26): Periperi (Subúrbio Ferroviário), na Praça da Revolução