Programa Ibermúsicas aceita inscrições até agosto

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


A Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu nova chamada para a edição de 2016 do Ibermúsicas. As inscrições podem ser feitas através do site Ibermúsicas até 31 de agosto.

O Ibermúsicas promove a criação musical, residências artísticas, a difusão e a produção das obras dos compositores ibero-americanos, além de contribuir para a formação de novos públicos em espetáculos musicais ibero-americanos.

O programa, desenvolvido pela instituição em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) do Ministério da Cultura, abriu a convocatória para a apresentação de propostas artísticas que serão realizadas em 2017. No caso específico do concurso de composição para Orquestra Sinfônica, o prazo vai até dia 31 de outubro.

Após a finalização dos prazos, as propostas serão analisadas por uma comissão interna. O resultado com o nome dos selecionados é anunciado tanto no site da Funarte quanto do Ibermúsicas.

Nesta edição, foram abertas inscrições para as modalidades Ajudas à mobilidade de músicos; Ajudas a Festivais e Encontros para a Mobilidade de Músicos; Ajuda a Compositores para Residências Artísticas; Ajudas a Instituições para Residências Artísticas de Compositores – engloba coletivos de músicos ou pequenos festivais; e Concurso Iberoamericano de Composição de Canção Popular.

Foram abertas ainda as convocatórias para o 2º Concurso Ibero-Americano de Composição para Orquestra Infantil e Juvenil, 2º Concurso Ibero-Americano de Composição para Orquestra Sinfônica “Ibermúsicas” e Ajuda para Residências Artísticas para Criação Sonora nos com novas tecnologias no Centro Mexicano para a Música e as Artes Sonoras (CMMAS).

Ibermúsicas

O Ibermúsicas é formado por onze países, que financiam o programa por meio de um fundo mantido pelas nações que integram o programa. Os países participantes são Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Peru, República Dominicana e Uruguai.

A novidade este ano é a residência no Centro Mexicano para a Música e as Artes Sonoras, um instituto de excelência para músicas eletrônicas, eletroacústicas e exploratórias.