Primeiro Emprego: Profissionais contratados participam de qualificação

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Mais um reforço para a qualificação profissional na Bahia. Trabalhadores que foram contratados através do programa primeiro emprego com a Secretaria de Saúde do Estado participam do o curso de aperfeiçoamento profissional realizado pela Fundação Estatal Saúde Da Família (FESF). A aula inaugural aconteceu no auditório do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) com presença de representantes da Casa Civil e das secretarias de Saúde (Sesab), de Educação (Sec), de Trabalho, Emprego Renda e Esporte (Setre) e outros órgãos estaduais.

De acordo com a coordenadora do programa Primeiro Emprego na FESF, Carla Pedra Branca, a proposta do curso é aperfeiçoar o processo de trabalho dos técnicos que já estão contratados. “Esses profissionais estão vivendo a primeira experiência profissional e queremos qualificar o trabalho que eles desempenham e ajudar no desenvolvimento de suas habilidades técnicas. Durante o curso eles também vão propor melhorias através de relatórios o que certamente vai contribuir para melhorar cada vez mais a qualidade do serviço público”.

O curso será realizado à distância, através da plataforma moodle disponível no link http://ava2.fesfsus.ba.gov.br/login/index.php. A duração total é de 300 horas, distribuídos em 19 meses, realizados durante os 24 meses do contrato de trabalho do trabalhador/educando. Os módulos oferecidos serão ‘Estratégias de Aprendizagem através das Tecnologias da Comunicação e Informação TCI’s’; ‘Introdução ao mundo do trabalho’; ‘Políticas Públicas de Saúde’ e ‘Curso Específico por área técnica’.

Oportunidade

Para a técnica em contabilidade Bianca Santos, lotada na Sesab, o curso é mais uma oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho. “Já estamos trabalhando muito bem nas secretarias, trabalhando nas nossas áreas de especialidade, o que fortalece cada vez mais o nossos currículos. Esse curso que começamos hoje vem para somar ainda mais nesse aspecto. Ao fim desse ciclo, estaremos muito mais aptos para desempenhar nossas profissões. Somos muito gratos pelas chances que estamos recebendo com o primeiro emprego”.

Lançado em novembro do ano passado, o Primeiro Emprego está na terceira etapa. A iniciativa já contratou 2.448 jovens, enquanto 929 estão em processo de contratação. A meta é oferecer 9 mil vagas até 2018 para jovens oriundos das escolas de educação profissional da rede estadual da Bahia ou que concluíram o ensino médio e cursaram uma qualificação profissional na rede pública do Estado.