Prefeituras-Bairro passam a emitir carteira de trabalho em Salvador

Autor: N1 BAHIA

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A partir desta quinta-feira (14/6), a emissão da carteira de trabalho passou a ser ofertada em seis das dez Prefeituras-Bairro de Salvador (Cidade Baixa, Cajazeiras, Subúrbio/Ilhas, Pau da Lima, Itapuã/Ipitanga e Barra/Pituba). O lançamento da ação ocorreu na Prefeitura-Bairro Cidade Baixa, com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis; do secretário municipal do Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), Geraldo Junior; da diretora-geral das Prefeituras-Bairro, Ana Paula Matos; da superintendente regional do Trabalho na Bahia (SRTE-BA), Gerta Schultz, dentre outras autoridades e população.

Os benefícios já chegaram à população. A estudante Eduarda Alves, de 18 anos, saiu de casa pela manhã com um objetivo: tirar a primeira carteira de trabalho. Em vez se deslocar para outras localidades, ela pôde fazer o serviço na unidade da Prefeitura-Bairro Cidade Baixa, na Ribeira, bairro onde mora. “Achei muito legal essa ação, porque não preciso mais ir pra longe. Já pude fazer esse serviço pertinho de casa e sem muita gente. Soube da iniciativa por um professor e vim logo para cá”, relatou Eduarda.

A superintendente do SRTE-BA afirmou que a parceria é um exemplo de que o poder público deve chegar aonde o trabalhador está. “Temos o compromisso de fazer diferente e procurar sempre promover a melhoria no serviço, auxiliando o trabalhador a conquistar um emprego”, disse Gerta Schultz. E foi com a esperança de conseguir o primeiro emprego que o também estudante Alan Duarte, de 17 anos, foi tirar a primeira via do documento. “Vi em um site que ia ter esse atendimento aqui e achei muito bom. Já trabalhei com meu pai, mas de maneira informal. Agora a expectativa é muito grande para conseguir um emprego”, afirmou.

Funcionamento

Além da Cidade Baixa, o serviço também já está disponível nas unidades Cajazeiras, Subúrbio/Ilhas, Pau da Lima, Itapuã/Ipitanga e Barra/Pituba. Até o fim deste mês, a emissão das carteiras de trabalho será feita ainda nas unidades Cabula/Tancredo Neves, Centro, Liberdade/São Caetano e Valéria. No total, 20 funcionários – dois para cada Prefeitura-Bairro – vão fazer o atendimento ao público, após terem passado por capacitação de 40h, ministrada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O processo de emissão é o mesmo das demais estruturas que oferecem o serviço, com informações enviadas para o sistema do MTE. O atendimento será feito através de senhas, a serem distribuídas diariamente. O prazo de emissão é de 15 dias e a retirada será feita na mesma unidade onde foi feito o pedido. Para fazer a carteira de trabalho, é necessário levar a carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento para comprovação do estado civil, comprovante de residência emitido em até três meses, CPF, título de eleitor e carteira de habilitação – caso o cidadão queira incluir estes dois últimos números no documento.

Convênio

A emissão das carteiras de trabalho nas unidades das Prefeituras-Bairro é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e a SRTE-BA, assinado no ano passado. A ação também incluiu o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), vinculada à Semtel, que já emite o documento desde setembro, na sede localizada na Rua Miguel Calmon, Edifício Ouro Preto, no Comércio. A medida visa facilitar a vida das pessoas, que poderão fazer a carteira de trabalho mais próximo da residência e, consequentemente, economizar tempo e dinheiro com longos deslocamentos.