Prefeitura oferta serviços gratuitos de saúde da mulher em Salvador

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferece atendimento gratuito de saúde da mulher na Feira de Água de Meninos, em São Joaquim, até o dia 19 de outubro. A previsão de atendimento é de 60 mulheres por dia, com a meta de atender até 3,5 mil pacientes até outubro. A Prefeitura participa da atividade com apoio logístico, profissionais e materiais de saúde.

A oferta de serviços de saúde teve início na terça-feira (23), com o cadastramento das interessadas, e prossegue até o dia 19 de outubro, com atendimento realizado na Unidade Móvel do Sesc, que ficará estacionada no estacionamento lateral do galpão da feira durante este período. Nesta quinta-feira (25), ocorreu a Feira de Saúde e Cidadania, promovida pelo Sesc e pelo programa solidário Mesa Brasil, com a colaboração da SMS, Limpurb, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), oferecendo exames preventivos para a saúde feminina e cuidados odontológicos, cadastro do programa Bolsa Família, entre outros.

Unidade móvel

São oferecidos serviços como agendamento e realização de exame preventivo, mamografia e exames para prevenção de câncer de colo do útero. Representante do Sesc na Feira de Saúde e Cidadania e coordenadora do programa Saúde da Mulher em Salvador, Amanda Meira, detalha as ações realizadas. “Além dos exames clínicos, são realizadas também ações educativas. A faixa etária para realização da mamografia vai de 50 a 69 anos e do preventivo de 25 a 64 anos, conforme é preconizado pelo Ministério da Saúde”, explica.

O atendimento é prestado tanto às feirantes como à população em geral em dois turnos: das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Triagem e agendamento são realizados na própria feira, mediante apresentação de documentos como cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), RG e comprovante de residência, para efetuar o cadastro e dar encaminhamento das guias médicas. Os exames são agendados para o Multicentro de Saúde da Liberdade, inaugurado em abril pela Prefeitura, onde será dado o acompanhamento das pacientes.

Filha de feirantes e criada na Feira de São Joaquim, Edinalva Leite destaca a importância de receber esse tipo de cuidado no local de trabalho. “É muito importante ter esse benefício aqui na feira porque nós não temos tanto tempo para ir a um posto de saúde. Fui uma das primeiras da fila e estou bastante satisfeita com o atendimento oferecido. Em uma semana consegui me cadastrar e fazer o exame. Para quem não tem tempo, é uma maravilha”, disse.

Feira cidadã

Além das ações para a promoção da saúde, foram realizadas na Feira de Saúde e Cidadania atividades educativas, com temas como direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento familiar, prevenção à violência doméstica e a mortalidade materna. Foram ofertados à população os seguintes serviços: massagem, lavagem, corte e hidratação capilar, aferição de pressão arterial e teste glicêmico, informações sobre DSTs / Aids, orientações sobre Saúde Bucal, informações sobre empreendedorismo, agendamento para Carteira de Identidade, programa Bolsa Família, orientações e encaminhamentos da área jurídica, matricula e divulgação de cursos do Senac e orientação nutricional.