Prefeitura abre inscrições para curso gratuito de brigada de incêndio

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Prefeitura abre inscrições para curso gratuito de brigada de incêndio
Prefeitura abre inscrições para curso gratuito de brigada de incêndio – Foto: Reprodução

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizará um curso gratuito para formação da Brigada de Incêndio do Centro Histórico. O objetivo é preparar moradores da região, comerciantes e trabalhadores a enfrentarem situações emergenciais, seja na operação de equipamentos de combate a incêndios ou por meio de ações preventivas. A iniciativa tem parceria com o 1º Grupamento de Bombeiro Militar; e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), através da Diretoria de Gestão do Centro Histórico.

Fruto do Plano de Proteção e Contingência do Centro Histórico, que está em fase de elaboração pela Codesal; a capacitação ocorrerá na unidade do 1º GMB, localizado ao lado da Ladeira da Praça; na Barroquinha, nos dias 10 a 12 de novembro, sempre das 8h30 às 12h30. O curso será composto de 8h de aulas teóricas e 4h prática e é obrigatório cumprir toda a carga horária.

Inscrições

São disponibilizadas 40 vagas e as inscrições devem ser feitas até o próximo dia 6/11.

Para participar do curso de Brigada de Incêndio é necessário que os interessados solicitem o envio da ficha de inscrição pelo pelos telefones (71) 99982-4799 ou (71) 99975-8408. No ato, o solicitante deve informar nome, telefone, RG, nível de escolaridade e endereço. É importante ressaltar que a ideia não é ensinar os cidadãos a apagarem um eventual incêndio; mas a capacitá-los de forma que eles contribuam com ações proativas para o combate a sinistros; auxiliando os bombeiros durante uma situação emergencial.

“A formação de uma brigada de incêndio no Pelourinho é de grande importância para o sucesso do Plano de Contingência do Centro Histórico de Salvador; lançado no início deste ano e que se encontra em fase de elaboração. Pedimos a todos os comerciantes, lojistas e lideranças da área que se integrem ao esforço que visa fortalecer ações de fiscalização em situações que possam elevar o risco de incêndios, atuar em evacuações e prestar primeiros socorros a possíveis vítimas de algum acidente”, afirma o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.