Portal de Serviços tem mais 964 serviços de 104 órgãos vinculados ao Ministério da Educação

Plataforma concentra oferta de serviços públicos no mesmo ambiente digital.

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Portal de Serviços tem mais 964 ofertas na área de educação
Portal de Serviços tem mais 964 ofertas na área de educação – Foto: Divulgação

Para melhorar o atendimento à população, 964 serviços de 104 órgãos vinculados ao Ministério da Educação estarão disponíveis no Portal de Serviços  a partir desta segunda-feira (11). Com a iniciativa, os serviços antes dispersos estarão em um único ambiente digital.

O Portal de Serviços é a plataforma online que divulga informações sobre os serviços públicos oferecidos pelo Poder Executivo Federal. Com os novos serviços na área da educação, mais de 2,8 mil ferramentas passam a ser ofertadas no portal. A medida faz parte do esforço do governo federal para modernizar a administração pública e tornar a prestação de serviços mais eficiente, com a digitalização de processos e o uso de alternativas tecnológicas.

Obter bolsa de estudo do ProUni

O ProUni oferece, aos estudantes selecionados pelo programa, bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica realizados em instituições de ensino superior privadas, oferecendo, em contrapartida, isenção de tributos àquelas instituições que aderem ao Programa.

Obter financiamento do FIES

O FIES é o sistema de financiamento de cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) para estudantes brasileiros provenientes de famílias de baixa renda.

Desbloquear pagamentos

Trata-se de serviço disponível ao cidadão e tem por objetivo a correção de informações constantes na guia de recolhimento referente á: competência, código de pagamento, data de pagamento e o número de Identificação do Trabalhador – NIT. Destina-se ao desbloqueio de pagamentos que ainda não foram devolvidos pelos bancos. Via de regra o bloqueio pode ter sido motivado por ação do INSS ou alguma pendência cadastral que impossibilite o pagamento normal do benefício.

Emitir Extrato de Pagamento de Benefício

Serviço que permite ao cidadão solicitar ao INSS o documento que comprova a renda dos beneficiários, detalhando os valores, a data e o banco de pagamento do benefício.

Também é possível solicitar o extrato de pagamento de benefícios pela internet, sem precisar ir à unidade do INSS.