Pagamento do Bolsa Família de agosto já começou e segue até final do mês

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Pagamento do Bolsa Família de agosto já começou e segue até final do mês
Pagamento do Bolsa Família de agosto já começou e segue até final do mês – Foto: Ana Nascimento/ MDS

O Bolsa Família do mês de agosto começou a ser pago nesta segunda-feira (20/8), e segue até o dia 31/8. O calendário é definido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) com a liberação dos saques por etapas a todos os beneficiários.

O Bolsa Família é voltado para as famílias inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. E que têm renda mensal por pessoa de até R$ 89; além daquelas com renda familiar mensal de até R$ 178 por pessoa e que tenham integrantes gestantes, crianças ou adolescentes.

“As famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza interessadas em integrar o programa devem procurar o setor responsável pelo Bolsa Família ou pelo Cadastro Único, geralmente localizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou em outra unidade das prefeituras”, explica a diretora de Benefícios da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS, Caroline Paranayba.

Como funciona?

Ao se inscreverem no programa, as famílias assumem compromissos nas áreas de Educação e Saúde. Para fazer o cadastramento, o responsável pela família precisa levar um documento de identificação pessoal; como carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira de motorista. A quantia que cada beneficiário recebe varia conforme o número de pessoas na família, a idade de cada um e a renda declarada.

Qual dia posso sacar?

Entretanto, para saber o dia em que o beneficiário pode retirar o dinheiro, basta ele conferir o Número de Identificação Social (NIS). Este vem impresso no seu cartão do programa. Aqueles que terminam com final 1 podem sacar no primeiro dia do pagamento. Os com final 2, no segundo dia e assim por diante. Os recursos ficam disponíveis para saque por um período de três meses.