Orquestra Plástica do Neojiba faz concerto na Cidade do Saber nesta quinta-feira

Autor: N1BAHIA

Publicada em


A Orquestra Plástica do programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) faz concerto, nesta quinta-feira (9), às 14h, no Teatro Cidade do Saber, em Camaçari, na Região Metropolitana (RMS), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. O teatro funciona na Rua do Telégrafo, s/n, Centro, e a entrada é gratuita.

Resultado do projeto, que articula, por meio da música, a sustentabilidade e a inclusão socioprodutiva, o grupo utiliza violinos e violas feitas a partir de canos de PVC e outros instrumentos de plástico como trombone, flauta e clarineta. O repertório inclui músicas de compositores eruditos e populares, a exemplo de Beethoven, Brahms, Toquinho, Baden Powell e Vinícius de Moraes.

O projeto ‘Orquestra Plástica do Neojiba: Formação Musical para Sustentabilidade’ tem patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, através do Programa FazCultura. Desenvolvida desde 2014 pelo Neojiba, a ação capacita adolescentes e jovens, em situação de risco social de Salvador e do interior da Bahia, no ofício da lutheria.

A iniciativa já resultou na produção e doação de 46 instrumentos, entre violinos e violas, além de 123 a serem entregues no decorrer de junho. O projeto também capacitou 11 jovens no ofício da lutheria nos dois espaços para produção de violinos, violas e violoncelos de diversos tamanhos. Um atelier funciona em Simões Filho, também na RMS, e outro no município de Angical, no extremo oeste do estado.

Integração social

O Neojiba foi criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo da Bahia. O objetivo é promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva.

Uma das ações da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), o Neojiba tem como diretor- fundador maestro e pianista Ricardo Castro. O programa beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado. Confira mais informações referentes ao grupo no link Orquestra Plástica e saiba mais sobre o programa no site do Neojiba.