Notas do Enem já estão disponíveis na internet – Veja como consultar resultado oficial

Autor: N1 BAHIA

Publicada em


Notas do Enem já estão disponíveis na internet - Veja como consultar resultado oficial
Notas do Enem já estão disponíveis na internet – Veja como consultar resultado oficial – Foto: Reprodução

Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, às 8h20 desta sexta-feira (18/01), o boletim de desempenho individual dos candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como consultar a nota do ENEM?

Os participantes da edição de 2018 do exame podem conferir as próprias notas ao acessar, com CPF e senha, a Página do Participante ou o aplicativo Enem 2018, disponível para dispositivos móveis que utilizam os sistemas operacionais iOS ou Android.

Os resultados gerais, com a proficiência média das quatro áreas de conhecimento e da redação, podem ser acessados no portal do Inep. De acordo com o Instituto, o resultado dos treineiros e o espelho da redação estarão disponíveis somente no dia 18 de março.

O que fazer com as notas?

Com os resultados, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu); a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); e participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O primeiro processo que terá as inscrições abertas é o Sisu. Para participar é preciso fazer a inscrição online no período de 22 a 25 de janeiro. Os estudantes já podem consultar, na página do programa as vagas disponíveis.

Instituições

São mais de 235,4 mil, distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. As inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 22 a 25 de janeiro. Para o Fies, de 5 a 12 de fevereiro.

Além dos programas nacionais, os estudantes podem usar as notas para cursar o ensino superior em Portugal. O Inep tem convênio com 37 instituições portuguesas. A lista está disponível na página da autarquia.  Segundo o Inep, atualmente mais de 1,2 mil brasileiros usaram o Enem para ingressar nessas instituições.