Neojiba abre 200 vagas para o público de 06 a 18 anos com inscrições gratuitas

Autor: Débora Souza

Publicada em


Foto: Reprodução Internet

O Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) abre 200 vagas para o público de 6 a 18 anos de idade, residente em Salvador e Feira de Santana. Na capital, os Núcleos de Prática Musical sediados nos bairros Liberdade, Pirajá, Nordeste de Amaralina, Federação e Nazaré recebem novos integrantes. Em Feira de Santana, o programa tem atuação nos bairros Rua Nova, Cidade Nova e George Américo.

As atividades e inscrição são gratuitas e devem ser feitas diretamente nos Núcleos de Prática Musical, até 2 de março, no turno da tarde, das 14 às 17h. Os responsáveis precisam levar como documentos cópia da identidade e CPF do integrante e do responsável, comprovantes de endereço e de matrícula ou boletim escolar, número do NIS/CadÚnico, cartão do SUS e foto 3×4. Mais informações pelo telefone (71) 3117 4844

Os Núcleos de Prática Musical são espaços de formação musical e convivência coletiva no Neojiba. Por meio dos desafios pedagógicos e artísticos propostos, crianças, adolescentes e jovens se desenvolvem num ambiente de aprendizagem coletiva. Os Núcleos funcionam diariamente de segunda a sexta e oferecem aulas de prática orquestral, instrumental, canto coral e linguagem musical.

Também promovem atividades para formação de jovens líderes de intercâmbio com artistas, outros Núcleos do Neojiba, instituições e projetos sociais parceiros. Uma equipe especializada realiza acompanhamento social, escolar e de saúde para os integrantes e suas famílias.

Todos os Núcleos de Prática Musical do Neojiba contam com formações musicais próprias (bandas, orquestras ou grupos de câmera) que se apresentam gratuitamente em espaços públicos e comunitários, buscando a integração das famílias e da comunidade local. Estão sediados em espaços físicos cedidos por instituições públicas ou privadas numa relação de parceria e cooperação mútua.

Onde se inscrever

Núcleo Liberdade

Funciona na sede da Organização do Auxílio Fraterno (OAF), no bairro Liberdade, em Salvador. Está com vagas abertas para crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 18 anos, para os instrumentos de Orquestra (Cordas Friccionadas, Flauta Transversal, Clarinete, Trompete e Trombone). É necessário ter experiência e possuir o instrumento.
Endereço – Rua do Queimado, 17, Liberdade – Salvador
E-mail [email protected]

Núcleo Federação

Funciona no Campus Federação, da Universidade Católica de Salvador (UCsal). Oferece vagas para crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos para a turma de Canto Coral (não é necessária experiência musical).
Endereço – Avenida Cardeal da Silva, 295, Federação – Salvador
E-mail [email protected]

Núcleo Pirajá

Funciona no Centro de Cultura e Cidadania Pirajá, dentro do Parque São Bartolomeu. As vagas são para crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos, para as turmas de Iniciação Musical com Flauta Doce e Percussão Popular. Não é necessária experiência musical para se inscrever.
Endereço -Centro de Cultura de Pirajá, Parque São Bartolomeu. Rua 24 de Agosto, Pirajá – Salvador.
E-mail [email protected]

Núcleo Nordeste de Amaralina

Funciona no Centro Social Urbano (CSU), bairro Nordeste de Amaralina. Oferece vagas para crianças e adolescentes, de 7 a 10 anos, nas turmas de Iniciação Musical. Já para as turmas de Canto Coral, as vagas são para o público de 10 a 14 anos. Não é necessária experiência musical para se inscrever.
Endereço – Beco da Cultura s/n – Nordeste – Salvador
E-mail – [email protected]

Núcleo Cordas Dedilhadas 

Funciona no Colégio Central, em Nazaré, em parceria com o Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) e tem vagas para crianças e adolescentes de 7 a 16 anos,para a turma de Iniciação Musical de Violão (não é preciso experiência) e aulas de violão, cavaquinho e bandolim (é necessário experiência com os instrumentos).
Endereço – Colégio Central, R. Francisco Ferraro, Nazaré – Salvador
E-mail – [email protected]

Núcleo Antônio Gasparini

Funciona no município de Feira de Santana, em parceria com o Instituto Antônio Gasparini Tem atuação nos bairros Rua Nova, Cidade Nova e George Américo. Está com vagas abertas para crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 18 anos, para as turmas de Instrumentos de Corda, Sopros e Percussão. Podem se inscrever interessados com ou sem experiência.
Endereço – Caminho Lamarão n°1, Cidade Nova – Feira de Santana – Bahia
E-mail [email protected]

Neojiba

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) , o Neojiba tem o objetivo de promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. Beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. Seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.