Salvador: Mais 27 linhas urbanas são integradas ao metrô

Autor:

Publicada em


“Desde que assumiu a gestão do metrô, em 2013, o Governo do Estado não mediu esforços para viabilizar o seu funcionamento pleno e integrado, pensando sempre no bem-estar da população que depende do transporte público”. Desta maneira, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, comentou sobre mais uma etapa da integração do metrô, que foi ampliada neste domingo (12), garantindo mais mobilidade e qualidade ao transporte público de Salvador.

“O metrô tem essa vocação natural de ser um transporte em rede, que otimiza a mobilidade urbana, encurtando distâncias e ainda garantindo uma viagem segura e confortável”, disse o secretário. Com a ampliação, 27 novas linhas urbanas se somam às dez integradas desde janeiro. A integração, que no dia 10 de julho ganhará um aporte de mais 88 linhas, é válida pelo período de duas horas, mediante o uso do cartão do metrô ou do SalvadorCard, e o usuário não paga nada a mais pelo benefício.

“O passageiro do ônibus [tem] acesso a um meio de transporte rápido e eficiente, como o metrô, enquanto o usuário do metrô pode contar com uma ampla rede de ônibus urbanos para completar a viagem até seu destino final dentro da cidade”, pontuou a superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Grace Gomes.

O uso compartilhado dos cartões vale para qualquer ônibus ou estação de metrô, mas o pagamento de tarifa única entre metrô e ônibus só é possível nas linhas integradas, identificadas com o adesivo ‘Integração Metrô’, na cor vermelha, fixados no para-brisa e nas laterais. A integração funciona em três modelos: ônibus-metrô, metrô-ônibus e ônibus-metrô-ônibus. A novidade fica por conta da inclusão do cartão do metrô na integração ônibus-ônibus – desde que entre as 37 linhas que estarão integradas e respeitando o intervalo de duas horas.