Nova estação: Inverno começa hoje, trazendo chuva e frio intenso

Autor: Tribuna da Bahia

Publicada em


A época é propícia, mas para quem reside em Salvador se acostumar com uma temperatura de até 21ºC (graus centígrados) é difícil, principalmente para quem não dispõem dos meios necessários para se proteger do frio, como as centenas de pessoas que moram nas ruas e passam a noite e as madrugadas sob as marquises e calçadas. Hoje começa o inverno.

O inverno começa oficialmente hoje, a partir das 19 horas e 34 minutos, e vai até o próximo dia 22 de setembro, às 11horas e 21 minutos, quando se inicia a Primavera. Hoje em Salvador a expectativa feita pelo Inmet é de que as temperaturas cheguem a  24 graus e a mínima, com máxima de 27 ºC, atingindo seu ponto mais baixo amanhã e na quarta-feira, com 21ºC e 27ºC, respectivamente.Na sexta-feira a expectativa é que a temperatura volte a cair na capital, atingindo 21ºC a mínima.

Conforme as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na Bahia o tempo deverá ficar nublado com chuva no Recôncavo e Litoral Norte; nublado a parcialmente nublado com chuva fraca no Nordeste, chuva isolada no Sul e Chapada; parcialmente nublado a claro nas demais áreas. Em Salvador, a previsão indica que até pelo quinta-feira o tempo permanecerá instável, com chuva a qualquer hora e queda na temperatura.

A menor temperatura até o São João em Salvador deverá ocorrer na madrugada desta terça-feira, quando o Inmet prevê 21 graus, com a máxima no dia chegando a 27ºC. As probabilidades de chuvas variam de 60 a 90% e a sensação térmica dependerá da velocidade do vento, que ontem pela manhã estava em torno de 12 quilômetros por hora na faixa litorânea. Elo histórico de temperatura do Inmet, o mês mais frio do ano costuma ser agosto, quando chegou a atingir 17,5ºC em 2008.

interior
No interior do estado, nas projeções meteorológicas feitas pelo Inmet, a menor temperatura deverá ser registrada em Vitória da Conquista, no Sudoeste do Estado, com 12 graus a partir de amanhã, seguida de Tremedal, com 13º graus, também na Região Sudoeste, e Piatã, na Chapada Diamantina, com 15 graus também a partir de amanhã.